A Ford oficializou nesta quinta-feira, 13, o lançamento da Ranger Híbrida Plug-in (PHEV) com motor flex para o mercado brasileiro. O modelo, capaz de rodar com etanol ou gasolina em qualquer proporção, tem estreia programada para 2027.
Desenvolvimento nacional e produção na Argentina
Projetada pela equipe de engenharia da marca na América do Sul, a picape será fabricada em General Pacheco, na Argentina. A planta receberá investimento de US$ 870 milhões para modernização e adaptação às linhas eletrificadas. Atualmente, a Ranger PHEV é produzida na África do Sul com o motor 2.3 EcoBoost a gasolina, o mesmo usado no SUV Everest.
Primeiro veículo flex da Ford desde Ka e EcoSport
Além de inaugurar a eletrificação da Ranger na região, o lançamento marcará o retorno de um modelo flex da Ford no Brasil, algo que não ocorre desde o fim da produção de Ka e EcoSport. Questionado sobre qual propulsor será adotado, André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul, afirmou que os detalhes ainda não podem ser divulgados.
Centro de testes de Tatuí ampliado
Parte do desenvolvimento da nova motorização ocorre no Centro de Testes de Tatuí (SP), que passou por expansão. A unidade ganhou o Ford Academy, espaço de 800 m² para capacitar até 150 pessoas, e o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, prédio de 350 m² com dois andares para análise em tempo real de dados obtidos na pista de provas.
Novo ciclo de investimentos em engenharia
Segundo a companhia, a modernização de Tatuí é o início de um ciclo de aportes na engenharia brasileira. O país é um dos nove polos globais de desenvolvimento da Ford, empregando mais de 1.500 profissionais responsáveis por cerca de um terço das funcionalidades dos veículos da marca no mundo. Em paralelo, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Camaçari (BA) ganhará um novo prédio dedicado à engenharia, previsto para o primeiro semestre de 2026; atualmente o complexo baiano possui seis edifícios e 6.000 m².
Imagem: Internet
Com a chegada da Ranger Híbrida Plug-in flex, a Ford planeja reforçar sua presença no segmento de picapes eletrificadas e ampliar o papel do Brasil no desenvolvimento global de tecnologias da marca.
Com informações de carros.ig.com.br