Betim (MG) – A Fiat iniciou as vendas da linha 2026 do Pulse Impetus com mudanças estratégicas: o sistema híbrido leve de 12 V, antes opcional, passa a integrar o pacote de série das versões Audace e Impetus. A atualização vem acompanhada de retoques no desenho frontal e novos itens de conveniência.
Apresentado em 2021, o Pulse consolidou-se entre os utilitários esportivos de entrada – segmento que inclui Volkswagen Tera, Renault Kardian, Honda WR-V e o recém-lançado Nissan Kait. Em 2025, o modelo somou 40,3 mil emplacamentos, dos quais 15,5 mil (38 %) já utilizavam a tecnologia batizada pela marca de bio-hybrid.
Como funciona o híbrido leve
O sistema reúne um motor elétrico que faz as funções de alternador, motor de arranque e assistente de propulsão, alimentado por duas baterias de 12 V – uma convencional de 68 Ah, instalada no cofre do motor, e outra de íon-lítio sob o banco do motorista. A unidade elétrica não move o veículo sozinha: ela apoia o motor 1.0 turbo de três cilindros (T200) em situações de arrancada e retomadas em baixa rotação, proporcionando economia média de 10,7 % em ciclo urbano, segundo dados de fábrica.
Combinado ao câmbio CVT de sete relações simuladas, o conjunto rende 125 cv (gasolina) ou 130 cv (etanol) e 20,4 kgfm de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos com etanol e velocidade máxima de 189 km/h.
Novidades externas e internas
A dianteira adota para-choque inspirado no antigo Pulse Abarth, agora com grade composta por hastes verticais e horizontais. A Impetus passa a oferecer teto solar panorâmico opcional, elevando o preço de R$ 147.990 para R$ 152.980; com pintura branca, a unidade avaliada chega a R$ 152.970.
No habitáculo, o painel mantém a central multimídia Uconnect de 10,1 pol. e ganha telas dedicadas ao fluxo de energia e ao nível de carga do sistema híbrido. Recursos de assistência incluem frenagem autônoma, farol alto automático e monitor de faixa.
Desempenho e consumo
Conforme a tabela do Inmetro, o Pulse Impetus 200 Turbo Hybrid Flex registra médias de 9,3 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina) na cidade; na estrada, os índices sobem para 10,2 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, recebendo nota A na categoria.
Imagem: Internet
Dimensões e capacidade
Com 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,53 m, o crossover oferece porta-malas de 370 litros e altura livre do solo de 19,6 cm. O peso em ordem de marcha é de 1.245 kg, e a capacidade de carga chega a 400 kg.
Produzido em Betim (MG) desde o lançamento da versão eletrificada, em novembro de 2024, o Pulse atende às metas de emissões do Proconve L8 e compartilha o motor T200 híbrido com outros modelos do grupo Stellantis, como Peugeot 208 e 2008; a mesma solução chegará aos Citroën C3, Basalt e C3 Aircross.
A Fiat não divulgou alterações na lista de equipamentos das versões inferiores, mas reforça que a adoção em massa do sistema híbrido leve tem objetivo de diluir custos e manter a competitividade diante dos novos rivais do segmento.
Com informações de MotorDream