Fiat confirma produção do Grande Panda no Brasil em 2026 e mira liderança de vendas

A Fiat programou para o segundo semestre de 2026 o início da fabricação do Grande Panda em Betim (MG). O hatch compacto, construído sobre a plataforma CMP do Citroën C3, será o destaque das comemorações pelos 50 anos da montadora no País.

Papel estratégico na gama

Tratado internamente como projeto F1H e apelidado de “New Argo”, o modelo ocupará posição acima de Mobi e Argo — que deverão permanecer apenas nas versões de entrada — e logo abaixo do SUV Pulse. A iniciativa integra o plano de investimentos de R$ 30 bilhões da Stellantis para o mercado brasileiro até 2030, que prevê ao menos um lançamento por ano.

Ligação histórica com o Panda europeu

Na Europa, o Panda existe desde 1980 e inspirou o Uno nacional de 1984. Em 2024, o compacto europeu ganhou a série especial Pandina, acompanhada de aumento de 20% na produção da fábrica de Pomigliano d’Arco, na Itália. Essa tradição serve de base para o posicionamento do Grande Panda no Brasil, que pretende unir acessibilidade e tecnologia.

Comemoração dos 50 anos

Ao contrário da versão vendida no Velho Continente, que faz referência à antiga planta de Lingotto, a variante nacional destacará o polo de Betim e modelos clássicos da marca, como 147 e Palio. Detalhes do interior, das lanternas e do porta-malas devem trazer elementos que remetem à história da Fiat no País.

Motores previstos

A gama deverá contar com os propulsores Firefly 1.0 e 1.3 aspirados, além de um 1.0 turbo assistido por sistema híbrido leve de 12 volts. Versões híbridas ou elétricas completas ficam, por ora, reservadas a outros projetos da Stellantis, mas a Fiat indica que o compacto abrirá caminho para eletrificação na linha.

Dimensões e equipamentos

Com 3,99 metros de comprimento, o Grande Panda será maior que o extinto Uno. A cabine deve oferecer painel digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e espaço interno ampliado. O desenho aposta em linhas retas e robustas que remetem ao Panda original.

Meta de liderança

A marca trabalha para que o lançamento se torne o automóvel de passeio mais emplacado do País, posição atualmente ocupada pelo Volkswagen Polo. Caso a meta seja alcançada, a Fiat poderá liderar simultaneamente os segmentos de carros de passeio e de comerciais leves, categoria já dominada pela picape Strada.

Antes da chegada do Grande Panda, Mobi e Argo seguirão nas concessionárias em configurações simplificadas enquanto a Stellantis ajusta sua oferta de compactos. Novos derivados estão previstos até 2030 para sustentar a expansão da marca no mercado brasileiro.

Com informações de IG Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>
  • bandar togel
  • slot gacor
  • rejekibet
  • hk pools
  • situs hk pools