A Fiat programou para o segundo semestre de 2026 o início da fabricação do Grande Panda em Betim (MG). O hatch compacto, construído sobre a plataforma CMP do Citroën C3, será o destaque das comemorações pelos 50 anos da montadora no País.
Papel estratégico na gama
Tratado internamente como projeto F1H e apelidado de “New Argo”, o modelo ocupará posição acima de Mobi e Argo — que deverão permanecer apenas nas versões de entrada — e logo abaixo do SUV Pulse. A iniciativa integra o plano de investimentos de R$ 30 bilhões da Stellantis para o mercado brasileiro até 2030, que prevê ao menos um lançamento por ano.
Ligação histórica com o Panda europeu
Na Europa, o Panda existe desde 1980 e inspirou o Uno nacional de 1984. Em 2024, o compacto europeu ganhou a série especial Pandina, acompanhada de aumento de 20% na produção da fábrica de Pomigliano d’Arco, na Itália. Essa tradição serve de base para o posicionamento do Grande Panda no Brasil, que pretende unir acessibilidade e tecnologia.
Comemoração dos 50 anos
Ao contrário da versão vendida no Velho Continente, que faz referência à antiga planta de Lingotto, a variante nacional destacará o polo de Betim e modelos clássicos da marca, como 147 e Palio. Detalhes do interior, das lanternas e do porta-malas devem trazer elementos que remetem à história da Fiat no País.
Motores previstos
A gama deverá contar com os propulsores Firefly 1.0 e 1.3 aspirados, além de um 1.0 turbo assistido por sistema híbrido leve de 12 volts. Versões híbridas ou elétricas completas ficam, por ora, reservadas a outros projetos da Stellantis, mas a Fiat indica que o compacto abrirá caminho para eletrificação na linha.
Dimensões e equipamentos
Com 3,99 metros de comprimento, o Grande Panda será maior que o extinto Uno. A cabine deve oferecer painel digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e espaço interno ampliado. O desenho aposta em linhas retas e robustas que remetem ao Panda original.

Imagem: Internet
Meta de liderança
A marca trabalha para que o lançamento se torne o automóvel de passeio mais emplacado do País, posição atualmente ocupada pelo Volkswagen Polo. Caso a meta seja alcançada, a Fiat poderá liderar simultaneamente os segmentos de carros de passeio e de comerciais leves, categoria já dominada pela picape Strada.
Antes da chegada do Grande Panda, Mobi e Argo seguirão nas concessionárias em configurações simplificadas enquanto a Stellantis ajusta sua oferta de compactos. Novos derivados estão previstos até 2030 para sustentar a expansão da marca no mercado brasileiro.
Com informações de IG Carros