Ferrari 250 GTO 1962 – 1964
A Ferrari 250 GTO, produzida entre 1962 e 1964, é amplamente reconhecida como um dos carros esportivos de maior desempenho já construídos. Este modelo icônico da Ferrari não só se destacou nas pistas de corrida, mas também se tornou um dos veículos mais caros do mundo, sendo altamente valorizado por colecionadores e entusiastas de automóveis.
Design e Engenharia
O design da Ferrari 250 GTO foi meticulosamente desenvolvido para maximizar a performance e a aerodinâmica. O carro foi construído em torno de um chassi de tubo oval soldado à mão, o que proporcionava uma estrutura leve e robusta. A carroceria foi projetada com base em testes de túnel de vento realizados na Universidade de Pavia, na Itália, garantindo uma forma aerodinâmica que minimizava a resistência ao ar e melhorava a estabilidade em altas velocidades.
Especificações Técnicas
A Ferrari 250 GTO é equipada com um motor V12 de 60° montado longitudinalmente na parte frontal do veículo. Este motor tem uma cilindrada total de 2.953 cc e é capaz de gerar uma potência máxima de 300 cavalos a 7.400 rotações por minuto. O torque máximo é de 333 Nm a 5.500 rotações por minuto, proporcionando uma aceleração impressionante e uma resposta rápida do motor.
O sistema de alimentação de combustível é composto por seis carburadores Weber 38 DCN, que garantem uma mistura de ar e combustível eficiente para o motor. A atuação das válvulas é feita por meio de duas válvulas por cilindro, otimizando a entrada e saída de gases no motor.
Desempenho e Dimensões
Com um peso de apenas 880 kg, a Ferrari 250 GTO é capaz de atingir uma velocidade máxima de 280 km/h. A tração é traseira, e a transmissão é manual de cinco velocidades, permitindo ao motorista um controle preciso sobre o desempenho do carro. A distância entre eixos é de 2,40 metros, enquanto as dimensões gerais do veículo são 4,32 metros de comprimento, 1,60 metros de largura e 1,21 metros de altura.
Histórico de Competição
A Ferrari 250 GTO foi projetada para competir nas corridas de Gran Turismo (GT), enfrentando rivais como o Shelby Cobra, o Jaguar E-Type e o Aston Martin DP214. O carro se destacou nas competições, vencendo a classe acima de 2.000 cc do Campeonato Internacional de Fabricantes de GT da FIA em 1962, 1963 e 1964. Este sucesso nas pistas consolidou a reputação da 250 GTO como um dos melhores carros de corrida de sua época.
Legado e Valor
O legado da Ferrari 250 GTO vai além de suas vitórias nas pistas. Este modelo se tornou um ícone de design e engenharia automotiva, sendo altamente valorizado por colecionadores. Atualmente, a Ferrari 250 GTO é considerada o carro mais caro do mundo, com exemplares sendo vendidos por valores astronômicos em leilões.
Em resumo, a Ferrari 250 GTO 1962 – 1964 é um marco na história do automobilismo, combinando design inovador, engenharia de ponta e um desempenho excepcional. Sua influência e prestígio continuam a ser celebrados por entusiastas de carros em todo o mundo.