Esses 5 SUVs são Verdadeiras Bombas e Vão te Falir Rapidamente

Se você está pensando em evitar entrar em uma enrascada, este artigo é para você. Vamos mostrar cinco SUVs que têm manutenções extremamente caras e podem se tornar verdadeiras bombas financeiras. Conheça os detalhes de cada um desses modelos e entenda por que eles podem te levar à falência.

Volkswagen Touareg V8 2014

O Volkswagen Touareg V8 2014 é um SUV grande de alto luxo alemão, um dos carros mais sofisticados disponíveis no catálogo da marca. Mesmo sendo um modelo antigo, ele é absurdamente sofisticado. Por fora, apresenta um visual mais arredondado e menos quadrado, com rodas de 19 ou 21 polegadas, faróis bi-xenon com LEDs e um porte avantajado.

No interior, o acabamento é requintado, com painel, portas e consoles suaves ao toque. O espaço interno é gigantesco para cinco adultos e a lista de equipamentos é completa. Em motorização, temos tanto um V6 quanto um V8, sendo o V8 o que mais tende a dar dores de cabeça. O Touareg V8 conta com um motor 4.2 V8 aspirado a gasolina, o mesmo do Audi R8, mas com 360 cavalos e 45,4 kgfm de torque, acoplados a uma transmissão automática de seis marchas e tração integral 4Motion.

O maior problema do Touareg V8 está na válvula reguladora de pressão, que custa mais de R$ 15.500. Além disso, a suspensão pneumática é uma dor de cabeça, com um par trocado custando em torno de R$ 1.000. Na Tabela Fipe, o Touareg 2014 V8 custa R$ 111.000.

Toyota SW4 2014

O Toyota SW4 2014 é um SUV de porte grande derivado da picape Hilux, muito procurado no mercado. O visual é bonito, com faróis xenon, rodas de 17 polegadas e lanternas fumê. No interior, o acabamento é cheio de plástico duro, mas o espaço interno acomoda até sete ocupantes e a lista de equipamentos é completa.

A principal opção mecânica é o conjunto 3.0 de quatro cilindros turbo diesel, que rende até 171 cavalos e 35 kgfm de torque, acoplados a uma transmissão manual ou automática de cinco marchas, com tração 4×4. O principal problema crônico desta geração é com os bicos injetores, que sofrem com o combustível brasileiro e podem queimar os quatro de uma vez só, com a substituição custando em torno de R$ 15.000. Na Tabela Fipe, um SW4 2014 SRV topo de linha diesel custa R$ 146.000.

Range Rover Sport Primeira Geração

O Range Rover Sport de primeira geração é um SUV grande de luxo britânico, um degrau antes do topo de linha Vogue da marca. O visual é ultrapassado, com rodas de até 21 polegadas, faróis xenon com LEDs e um caimento diferenciado no teto. No interior, o acabamento é excelente, com espaço interno para cinco adultos e uma lista de equipamentos completa.

Mecanicamente, uma das opções mais populares é o conjunto 3.0 V6 turbo diesel, que gera 256 cavalos e 61,2 kgfm de torque, acoplados a uma transmissão automática de seis marchas e tração integral. A manutenção do Sport é extremamente cara, com uma simples troca da correia dentada custando mais de R$ 10.000. A suspensão pneumática também é problemática, com a substituição de um par custando em torno de R$ 1.000. Na Tabela Fipe, um Sport HSE topo de linha 2013 custa R$ 118.300.

Jeep Compass 2018

O Jeep Compass é um SUV médio que conquistou o Brasil, sendo o segundo mais emplacado de sua categoria. O visual é bonito, com faróis full LED, rodas de 17 a 19 polegadas e uma pegada robusta. No interior, o acabamento é bom, com espaço interno generoso e uma lista de equipamentos completa.

Antes do facelift de 2021, o Compass Flex vinha com um motor 2.0 de quatro cilindros aspirado, que gera 166 cavalos e 20,6 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. O grande problema deste Compass está na transmissão, especificamente no trocador de calor, que pode causar aquecimento excessivo e desgaste da peça, com a substituição custando em torno de R$ 20.000. Na Tabela Fipe, um Compass Longitude 2018 custa R$ 94.000.

Kia Mohave V8

O Kia Mohave V8 é um SUV grandalhão de alto luxo sul-coreano, um dos carros mais completos da década passada. O visual inclui grade cromada, rodas de 18 polegadas e faróis xenon. No interior, o acabamento é de primeira, com espaço interno para sete adultos e uma lista de equipamentos completa.

O Mohave topo de linha conta com um motor 4.6 V8 aspirado a gasolina, que gera até 340 cavalos e 44,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas e tração integral temporária. O consumo é alto, com 3,8 km/l na cidade e 6 km/l na estrada. O Mohave é escasso de peças de reposição e necessita de mão de obra especializada, com um custo elevado. Na Tabela Fipe, um Mohave V8 2012 custa R$ 83.900, enquanto um diesel do mesmo ano custa R$ 87.000 e um V6 a gasolina custa R$ 63.000.

Esses SUVs podem parecer atraentes à primeira vista, mas os custos de manutenção e os problemas crônicos podem transformá-los em verdadeiras bombas financeiras. Se você está pensando em adquirir um desses modelos, é importante estar ciente dos possíveis gastos e dores de cabeça que podem surgir.

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