O mercado automotivo está em constante evolução, e com isso, alguns modelos de carros acabam sendo descontinuados para dar lugar a novas gerações ou simplesmente por não atenderem mais às demandas do público. Neste artigo, vamos falar sobre cinco carros que vão sair de linha no Brasil e que talvez você não sabia. Vamos entender os motivos por trás dessas decisões e o que esperar para o futuro. Confira!
Nissan Versa
O Nissan Versa, um sedã compacto japonês, é um carro que, apesar de suas qualidades, não conseguiu conquistar o mercado brasileiro. Visualmente, o Versa é um dos mais bonitos de sua categoria, com faróis full LED e rodas de 17 polegadas, além de um design esportivo. No interior, o acabamento é considerado aceitável, com bom espaço interno e uma lista de equipamentos completa.
Em termos de motorização, o Versa fica atrás da concorrência com seu motor 1.6 de quatro cilindros aspirado Flex, que gera até 113 cavalos e 15,3 kgf.m de torque, acoplado a uma transmissão automática tipo CVT. O desempenho é apenas satisfatório, mas as médias de consumo são boas. Com a Nissan já apresentando a nova geração do Kicks, a marca revelou que nem o Versa nem o Micra ganharão uma nova geração, pois a procura por modelos compactos tem se concentrado em SUVs. A expectativa é que a atual geração do Versa dure somente até o final de 2025.
Hyundai Kona
O Hyundai Kona é um crossover compacto que é muito popular em mercados como a América do Norte. No Brasil, ele demorou a chegar, mas se tornou uma opção interessante pelo seu custo-benefício. O Kona tem um estilo moderno e chamativo, embora controverso, com faróis full LED divididos, rodas de 16 polegadas e uma pegada aventureira.
O interior é espaçoso e bem acabado, com uma lista de equipamentos extremamente completa. Mecanicamente, o híbrido puro traz um motor 1.6 aspirado de quatro cilindros a gasolina, associado a um motor elétrico, totalizando 141 cavalos e 28 kgf.m de torque, com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas. O desempenho é bom e as médias de consumo são excelentes. No entanto, o Kona não é uma boa compra atualmente, pois esta geração já saiu de linha no mercado global no final de 2022, sendo substituída por uma nova geração apresentada em 2023. A Hyundai do Brasil já confirmou que um novo modelo chegará nos próximos meses, e o atual Kona sairá de linha em 2024.
Jeep Commander 2.0 Turbo Diesel
O Jeep Commander é um SUV de porte médio-grande, feito sobre a plataforma Small Wide 4×4 Long Wheel Base. No mercado de luxo, o Commander faz bastante sucesso no Brasil. Visualmente, é um SUV belo, com pintura de qualidade, rodas de 18 ou 19 polegadas e conjunto ótico full LED. O interior é espetacular, com acabamento de alta qualidade, espaço generoso para até sete passageiros e uma lista de equipamentos completa.
O modelo que sairá de linha é o 2.0 de quatro cilindros Turbo Diesel, que entrega 170 cavalos e 38,3 kgf.m de torque, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas e tração 4×4. No entanto, o Commander 2.0 Turbo Diesel não é uma boa opção atualmente, pois tende a ter uma grande desvalorização com a chegada de uma nova motorização no último trimestre deste ano, que promete melhorar o desempenho e a eficiência do SUV.
Toyota Yaris Hatch
O Toyota Yaris Hatch é um compacto japonês que, apesar de não ser um divisor de águas para a Toyota, tem seus fãs. Chegou ao Brasil em 2019, mas nunca atingiu um sucesso impressionante, mesmo em um segmento muito disputado. Visualmente, é um carro bonito, com conjunto ótico em LED, rodas de 15 polegadas e lanternas também em LED. O interior traz acabamento em plástico duro, bom espaço interno e uma lista de equipamentos completa.
O único conjunto mecânico disponível é o motor 1.5 de quatro cilindros aspirado Flex, que gera até 110 cavalos e 14,9 kgf.m de torque, aliado a uma transmissão automática tipo CVT que simula até sete marchas. O desempenho é satisfatório e as médias de consumo são boas. O Yaris sairá de linha porque a nova geração chegou apenas para o modelo sedã, que não virá para o Brasil. A Toyota apostou em criar uma variação SUV do novo Yaris, deixando o hatch de fora. Com a chegada do novo SUV compacto no início do próximo ano, o Yaris Hatch logo sairá de linha sem um substituto no Brasil.
Volkswagen Tiguan Allspace
O Volkswagen Tiguan Allspace é um SUV médio-grande de sete lugares que foi reestilizado no Brasil no final do ano passado. Embora não esteja totalmente alinhado com o modelo europeu, ainda é um carro muito bonito, com faróis full LED, nova grade iluminada, rodas de até 19 polegadas e detalhes cromados. O interior tem acabamento excelente, espaço interno que acomoda bem cinco adultos e duas crianças na terceira fileira de bancos, e uma lista de equipamentos completa.
Mecanicamente, o novo Tiguan foi capado e traz o motor EA888 2.0 de quatro cilindros Turbo com injeção direta de combustível, somente a gasolina, mas com potência reduzida de 230 para 186 cavalos e torque de 30,6 kgf.m. A transmissão também mudou, de DSG para uma automática de oito marchas, e a tração é dianteira, não mais 4Motion.
O Tiguan não é uma boa compra atualmente, pois será substituído pelo novo SUV médio Tairon, que será produzido no México a partir do ano que vem. O novo Tiguan 2025 europeu subiu de nível e ficará bem mais caro, tornando inviável seu lançamento no Brasil. Hoje, o Tiguan Allspace R-Line custa R$ 284.000, com opcional de teto solar panorâmico por R$ 10.000 a mais.
Esses são os cinco carros que vão sair de linha no Brasil e que você talvez não sabia. Cada um deles tem suas qualidades, mas as mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores levaram as montadoras a tomar essas decisões. Fique atento às novidades e às novas gerações que estão por vir!