A Toyota, uma das montadoras mais tradicionais e respeitadas do mundo, está pronta para enfrentar a crescente concorrência das marcas chinesas, especialmente a BYD. Com o lançamento do novo SUV elétrico, o Toyota BZ4X, a montadora japonesa pretende não apenas competir, mas dominar o mercado de SUVs elétricos. Este artigo explora as características e vantagens do BZ4X, comparando-o com modelos populares como o Compass e o Song Plus da BYD.
Design e Dimensões
O Toyota BZ4X é um SUV médio que se posiciona acima do Corolla Cross e é equivalente ao RAV4, mas com uma proposta totalmente elétrica. Feito sobre a plataforma TNGA, o BZ4X utiliza aços de ultra resistência, tornando-o mais leve e resistente. Suas dimensões são generosas: 4,69 metros de comprimento, 2,85 metros de entre-eixos, 1,86 metros de largura e 1,65 metros de altura. O modelo pesa 1.879 kg e possui um porta-malas com capacidade de 452 litros.
Estilo e Acabamento
O design do BZ4X é moderno e sofisticado. Na frente, o SUV apresenta entradas de ar no para-choque, detalhes cromados e faróis full LED. Nas laterais, destaca-se a moldura dos vidros cromada, pintura biton e rodas diamantadas de 18 ou 20 polegadas. Na traseira, o modelo adota um spoiler integrado, para-choque esportivo e lanternas full LED interligadas.
Motorização e Desempenho
A linha BZ da Toyota é composta exclusivamente por modelos elétricos. O BZ4X está disponível em duas versões: a de entrada, com um motor elétrico dianteiro que entrega 204 cavalos e 27,2 kgfm de torque, e a versão mais cara, com dois motores elétricos (um em cada eixo), totalizando 214 cavalos e 33 kgfm de torque. A autonomia varia entre 450 km na versão de entrada e 410 km na versão mais potente. Em termos de desempenho, o modelo de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, enquanto a versão mais potente faz o mesmo em 6,9 segundos.
Carregamento e Autonomia
O BZ4X oferece carregamento rápido, necessitando de apenas 30 minutos para garantir 80% da carga em uma estação rápida. Em uma tomada convencional de casa, o tempo de carregamento varia entre 6 a 7 horas para uma carga completa. A autonomia de 450 km na versão de entrada é um dos pontos fortes do modelo, tornando-o uma opção viável para longas viagens.
Interior e Conforto
O interior do BZ4X é de altíssima qualidade, com materiais premium por todos os lados. O espaço interno é generoso, acomodando cinco adultos com conforto, graças ao grande entre-eixos. A lista de equipamentos é extensa, incluindo teto solar panorâmico, chave presencial, luzes ambientes em LED, sistema de som premium da JBL, seletor de marchas no console, freio de estacionamento eletrônico, seletor de modos de condução, climatização digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, volante multifuncional e painel digital de 8 polegadas configurável. A central multimídia possui uma tela de 10,1 polegadas com sistema de câmeras 360º, GPS nativo e conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
Segurança
O BZ4X é um dos carros mais modernos do segmento em termos de segurança. Todas as versões vêm equipadas com alerta de colisão, leitor de placas, alerta de tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, comutação de farol alto automático, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo com função stop and go.
Mercado e Competitividade
O BZ4X foi o primeiro grande investimento da Toyota em carros 100% elétricos e tem agradado tanto a mídia especializada quanto os consumidores. Disponível na Europa e na América do Norte, o modelo já é um sucesso, competindo diretamente com SUVs elétricos intermediários de entrada. O peso do nome Toyota na indústria impulsionou suas vendas, e a qualidade do produto garantiu seu sucesso.
Conclusão
O Toyota BZ4X é uma opção robusta e moderna que promete desafiar os novos lançamentos da BYD, como o Song Plus e o Dolphin. Com um preço inicial de cerca de 42.000 dólares nos Estados Unidos, o equivalente a aproximadamente 215.000 reais na conversão direta, o BZ4X tem tudo para ser um sucesso no mercado brasileiro. A Toyota só não lança o modelo no Brasil porque não quer, já que o sucesso seria garantido. Será que o BZ4X conseguirá colocar a Toyota à frente da BYD?