O EcoSport 1.6 16V está disponível em duas versões principais: SE e Freestyle. Ambas as versões utilizam o motor Sigma 1.6 16V, que é conhecido por sua robustez e eficiência. É importante destacar que o modelo 2017 pertence à segunda geração do EcoSport, que vai de 2013 até 2017, antes do facelift que ocorreu em 2018.
Motor e Mecânica do EcoSport 2017
O motor Sigma 1.6 16V do EcoSport 2017 utiliza correia dentada, ao contrário das versões anteriores que usavam corrente de comando. Embora a correia dentada exija manutenção periódica, isso não deve ser um fator decisivo contra a compra do veículo. Seguindo as manutenções preventivas conforme o manual do carro, você não terá problemas com essa mecânica.
Transmissão: Câmbio Manual vs. Powershift
Um ponto crucial a ser considerado é a transmissão. A segunda geração do EcoSport (2013-2017) oferece o câmbio robotizado Powershift, que é conhecido por apresentar problemas tanto no Brasil quanto no exterior. Bruno Charm recomenda evitar modelos com essa transmissão, especialmente porque são carros usados que podem ter passado por vários proprietários e, consequentemente, podem ter sido mal cuidados.
Em 2018, a Ford substituiu o câmbio Powershift por um câmbio automático com conversor de torque de seis marchas, que não tem histórico de problemas. Portanto, se você está considerando um EcoSport 2017, a versão com câmbio manual é a mais recomendada.
Custo-Benefício e Preço de Mercado
O EcoSport 2017 é considerado um dos melhores SUVs compactos em termos de custo-benefício no mercado de usados. Ele oferece uma mecânica robusta, segurança e um design atraente. No entanto, não é um veículo barato. Por exemplo, um EcoSport Freestyle 1.6 16V 2017 pode ser encontrado na faixa de R$ 61.990, dependendo da região.
Design e Acabamento
O EcoSport 2017, mesmo antes do facelift, é um carro bonito e robusto. A versão Freestyle, por exemplo, vem com rodas aro 16 que são bastante atraentes. No entanto, um ponto negativo é o excesso de plástico no interior do veículo, o que pode dar uma sensação de acabamento inferior. Apesar disso, o design geral do painel é agradável e funcional.
Considerações Finais do EcoSport 2017
Em resumo, o EcoSport 1.6 16V é um bom carro, especialmente na versão com câmbio manual. Ele oferece uma boa relação custo-benefício, mecânica robusta e segurança. No entanto, é crucial que você estude o veículo e sua categoria para garantir que ele atenda às suas necessidades específicas. Comprar um carro sem entender sua proposta pode levar a frustrações e problemas futuros.
Se você está considerando a compra de um EcoSport, certifique-se de que ele se encaixa no que você precisa no momento. E lembre-se, a opinião de outros proprietários e especialistas pode ser muito útil na sua decisão. Deixe seus comentários e sugestões para ajudar outras pessoas que estão na mesma situação.
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o EcoSport 2017 1.6 16V. Se você tiver mais perguntas ou sugestões, deixe nos comentários. Até a próxima!
Tenho uma ecosport 17,18 titânio 2.0 automático.
Queri uma matéria igual a 1.6 ,16v por favor Anderson RJ
Boa matéria. Lendo está, vim a comentar para pedir uma matéria e opinião se é uma boa compra a Ecospórt Sorm 2..0. Vejo falar muito das outras versões, mas desta não encontro muita informação no atual momento, 2024. Agradeço.