A história da DKW Vemaguet é repleta de curiosidades e inovações que a tornaram um ícone na indústria automotiva brasileira. Desde suas origens na Alemanha até sua produção no Brasil, a Vemaguet se destacou por suas características únicas e avanços tecnológicos. Neste artigo, vamos explorar a trajetória dessa perua que marcou época e deixou um legado inesquecível.
As origens da DKW na Alemanha
A história da DKW começa em 1916, na Alemanha, com a produção de carros movidos a vapor. No entanto, devido aos altos custos de produção, a empresa decidiu encerrar essa linha e focar na produção de pequenos motores de dois tempos e motocicletas. Com o sucesso das vendas, a DKW adquiriu a maioria das ações da Audi em busca de conhecimento para voltar a produzir automóveis.
A formação da Auto Union
Em 1932, em meio à grande crise financeira, a DKW se uniu à Audi, Wanderer e Horch para formar a Auto Union, cujo símbolo de quatro argolas entrelaçadas representava a união dessas empresas. Em 1949, a DKW lançou a van F89, equipada com motor frontal de 20hp e tração dianteira, seguida pelo modelo F89 Masterklasse em 1950, com motor de 2 cilindros e 692 cm³, gerando 23 cavalos de potência.
A chegada da DKW ao Brasil
Em 1945, foi fundada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a distribuidora de automóveis Studebaker, que montava e comercializava veículos de passeio, caminhões e tratores. Em 1952, a empresa se uniu à Elite, formando a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.), que assumiu a representação dos caminhões e ônibus Scania-Vabis no Brasil.
O primeiro veículo nacional
Durante o governo de Juscelino Kubitschek, em 1956, foi criado o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) para incentivar a produção de automóveis nacionais. A Vemag aproveitou os incentivos e começou a produzir, sob licença, os veículos da DKW no Brasil. O primeiro veículo aprovado pelo GEIA foi a caminhonete DKW Vemag Universal, lançada em 19 de novembro de 1956.
Características únicas da DKW Vemaguet
A DKW Vemaguet se destacou por seu visual com linhas suaves e arredondadas, faróis circulares, grade de refrigeração com frisos horizontais e para-choques na cor da carroceria. As portas que se abriam ao contrário, conhecidas como “portas suicidas”, e a tampa do porta-malas dividida em duas portas verticais eram algumas de suas curiosidades. Além disso, a perua tinha uma ótima capacidade de carga, podendo transportar até 440 kg.
Inovações mecânicas
O motor de dois tempos e três cilindros, que desenvolvia 38 cavalos de potência, era uma das principais inovações da DKW Vemaguet. O sistema de roda livre no câmbio, que permitia ao veículo continuar em movimento mesmo com o pé fora do acelerador, era outra curiosidade. Em 1964, a perua ganhou um novo sistema de lubrificação que injetava o óleo dois tempos diretamente no carburador.
Melhorias e versões especiais
Ao longo dos anos, a DKW Vemaguet passou por várias melhorias estéticas e mecânicas. Em 1957, recebeu novos frisos cromados, pintura em duas cores e janelas laterais com vidros deslizantes. Em 1958, a perua foi baseada no modelo F94 alemão, ganhando um motor de 1.0 litro com 50 cavalos de potência. Em 1961, todas as marchas do câmbio foram sincronizadas, e a perua passou a se chamar DKW Vemag Vemaguet.
O fim da produção
Em 1965, a Auto Union foi comprada pela Volkswagen, que decidiu encerrar a produção de motores dois tempos. No Brasil, a Volkswagen adquiriu a Vemag em 1967 e, aos poucos, foi diminuindo a produção dos veículos da marca. No final desse ano, a produção da DKW Vemaguet foi encerrada, marcando o fim de uma era na indústria automotiva brasileira.
Legado da DKW Vemaguet
A DKW Vemaguet deixou um legado de inovações e curiosidades que a tornaram um veículo único. Suas características marcantes, como as portas suicidas, o sistema de roda livre e o motor de dois tempos, são lembradas até hoje pelos entusiastas de automóveis. A história da DKW Vemaguet é um testemunho da criatividade e engenhosidade da indústria automotiva, e seu impacto no Brasil é inegável.
Se você já teve a oportunidade de possuir ou dirigir um veículo da DKW, compartilhe sua experiência nos comentários. E não se esqueça de curtir este artigo e se inscrever para não perder as próximas histórias automotivas.