Detran RJ flagra 55 veículos e quatro postos com irregularidades em operação contra fraudes no GNV

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran RJ) autuou 55 veículos e quatro postos de combustíveis na operação Pressão Máxima, iniciativa do Governo do Estado para coibir irregularidades no uso do Gás Natural Veicular (GNV) em carros de aplicativo, táxis e pontos de abastecimento.

A ação começou na última quinta-feira (06) e percorreu bairros da capital, como Glória, Centro, Ilha do Governador, Ramos e Cidade Nova. Segundo o órgão, as principais infrações encontradas foram documentação vencida do sistema de GNV e cilindros fora da validade.

Veículos e serviços interditados

Ao todo, 125 veículos foram abordados. Destes, 15 carros de aplicativo e três táxis tiveram o serviço interditado por falhas no Certificado de Segurança Veicular (CSV) ou por cilindros vencidos. Outros 19 automóveis foram encaminhados a postos do Detran RJ para comprovar a regularização.

Somente no primeiro dia de fiscalização, os agentes lavraram 35 autos de infração relacionados ao CSV e à validade dos cilindros, além de multas a motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, suspensa ou inexistente.

Postos autuados e bombas lacradas

Durante as inspeções, quatro postos receberam autos de infração e duas bombas de GNV foram interditadas por erro de calibração do dispenser, situação em que o consumidor recebe menos combustível do que o indicado.

Força-tarefa multissetorial

A operação reúne Detran RJ, Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, Procon-RJ, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RJ) e Comando de Polícia Ambiental (CPAm). As ações devem continuar em todo o estado até o fim do ano.

Para o presidente do Detran RJ, Rodrigo Dias Coelho, a participação do órgão é fundamental para garantir a segurança dos usuários. “O Detran atua na verificação das inspeções periódicas e dos testes nos cilindros de GNV dos veículos”, afirmou.

O coordenador de Fiscalização do Detran RJ, Adriano Barraza, ressaltou que veículos sem CSV em dia podem ser interditados: “Quando são constatadas irregularidades, aplicamos as infrações e o Procon-RJ pode suspender o serviço, garantindo que apenas veículos em conformidade permaneçam em operação”.

Já o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, alertou para o risco: “Cerca de 65% dos veículos que utilizam GNV no estado estão em situação irregular, colocando em perigo passageiros, motoristas e frentistas”.

Com informações de Portal iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot situs slot desabet desabet desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet desabet wargahoki situs toto desabet vikingtoto vikingtoto vikingtoto vikingtoto sumbawatoto bugistoto gerhanatoto