A noite de abertura para convidados do Salão do Automóvel 2025, realizada na véspera da abertura ao público, serviu de termômetro para medir o interesse dos visitantes e expôs o que funcionou — e o que não empolgou — nos estandes das montadoras.
Modelos que atraíram multidões
Honda roubou a cena ao confirmar a chegada do cupê esportivo Prelude ao Brasil. Mesmo com o recém-lançado SUV WR-V exposto, o público se concentrou no novo esportivo, formando filas para fotos.
No estande da KIA, nada menos que seis veículos inéditos e duas reestilizações garantiram o maior volume de novidades do evento. Entre os destaques estavam o SUV Sorento atualizado, a picape Tasman, o sedã e o hatch K4, além dos elétricos Niro, EV3, EV5 e PV5. As atualizações de Sportage e Stonic também chamaram atenção.
A CAOA confirmou a chegada da chinesa Changan, exibindo os elétricos Avatr 11 e Avatr 012, que receberam forte cobertura de celulares e câmeras, impulsionados pelo design futurista.
Renault viu grande movimento em torno dos SUVs Boreal e Koleos, enquanto a picape-conceito Niagara, prevista para 2027, despertou curiosidade.
Nos estandes de Jeep, Leapmotor, RAM e Fiat, o interesse do público foi elevado, embora por diferentes razões. A Jeep expôs o Avenger em uma estrutura elevada cercada por queda-d’água, impedindo o acesso direto, enquanto o utilitário Convoy gerou comentários empolgados. A chinesa Leapmotor chamou atenção pelo mockup que detalha seu sistema “ultra-híbrido”. No espaço da RAM, a estreante Dakota dividiu holofotes com a robusta 3500 Dually. Já a Fiat formou filas com o Pulse Abarth série especial Stranger Things, que oferecia experiência interativa com cenário de perseguição ao visitante.
A MG concentrou flashes no conversível Cyberster, equipado com portas do tipo tesoura. Entre os nostálgicos, os estandes do CARDE Museu e do Dream Car mostraram raridades como Ferrari F40, Bugatti EB110 e o DeLorean de “De Volta para o Futuro”, além de clássicos nacionais.
Participações discretas
Toyota levou o esportivo GR Yaris; BYD, o SUV elétrico Sealion 7; e a Geely, os SUVs EX2 e EX5 EM-i. Todos receberam boa circulação, mas sem grande alarde.
Imagem: estes e pelo universo automotivo
A Lecar surpreendeu com movimento superior ao esperado graças a mockups de projetos futuros, mas a iluminação fraca e a localização no fundo do pavilhão prejudicaram a visibilidade.
Marcas que ficaram aquém
A CAOA Chery apresentou o facelift do Tiggo 5x e lançou o Tiggo 9, mas registrou fluxo moderado. Na Citroën, o C5 Aircross foi elogiado pelo design, embora o espaço não lotasse — algo que a marca aposta corrigir durante os dias abertos ao público, especialmente com o compacto elétrico Ami.
O protótipo Inception da Peugeot chamava atenção de longe, mas o 3008 GT recebeu menos visitas que o hatch 208 GTI, posicionado ao fundo. Já a Mitsubishi, sem novidades, acabou ofuscada pelos concorrentes vizinhos.
O Salão do Automóvel 2025 segue aberto ao público até o próximo fim de semana, oferecendo a oportunidade de conferir de perto lançamentos, conceitos e clássicos que fizeram sucesso — ou não — na noite de pré-estreia.
Com informações de Portal iG