A Chevrolet iniciou as vendas nos Estados Unidos do Corvette E-Ray, primeiro modelo eletrificado da história do esportivo e apontado pela marca como o Corvette mais veloz já produzido. Revelado no começo de 2023 e ofertado como linha 2024, o cupê (também disponível com teto retrátil) mantém o motor central, acrescenta um propulsor elétrico no eixo dianteiro e adota tração integral e-AWD.
Conjunto híbrido
No eixo traseiro permanece o V8 LT2 6.2 aspirado, já usado no Stingray, com 502 cv e 65 kgfm, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem. Na dianteira, um motor elétrico entrega 163 cv e 17,3 kgfm. A potência combinada chega a 664 cv, com torque máximo de 82,3 kgfm.
Uma bateria de 1,9 kWh instalada no túnel central alimenta o sistema elétrico. De capacidade reduzida, o módulo foi pensado para carregar e descarregar rapidamente, sem foco em autonomia prolongada.
Desempenho e modos de condução
Graças ao novo arranjo, o E-Ray acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, mesmo com 1.770 kg. O carro oferece seis modos de condução (Tour, Sport, Track, Weather, My Mode e Z-Mode) e duas funções adicionais: Charge+, que prioriza a recarga das baterias, e Stealth, que movimenta o veículo apenas com o motor elétrico até 72 km/h por até 5 km.
Chassi e componentes
A suspensão utiliza o sistema Magnetic Ride Control 4.0, enquanto os freios de carbono-cerâmica são fornecidos pela Brembo. Pneus Michelin Pilot Sport calçam rodas de 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás.
Imagem: Internet
Cabine
O interior segue o desenho do Corvette C8, com posição de condução baixa e bancos de forte apoio lateral. O volante de formato quadrado permanece um dos elementos mais controversos. Novas telas e interfaces exclusivas completam a lista de mudanças.
Com informações de MotorDream