Os utilitários esportivos seguem dominando as ruas brasileiras, mas nem sempre o campeão de vendas entrega a melhor economia de combustível. Levantamento com dados de consumo dos cinco SUVs mais emplacados entre janeiro e agosto de 2025 — Volkswagen T-Cross, Toyota Corolla Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V e Chevrolet Tracker — mostra diferenças de até 40% no gasto urbano entre versões híbridas, turbinadas e aspiradas.
Vendas acumuladas até agosto
No período, o Volkswagen T-Cross liderou o mercado com 61.252 unidades. O ranking segue com Hyundai Creta (45.680), Toyota Corolla Cross (44.692), Honda HR-V (40.113) e Chevrolet Tracker (39.152).
Toyota Corolla Cross
Versão 2.0 flex: 11,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina; 7,6 km/l no ciclo urbano com etanol.
Versão 1.8 híbrida: 16,6 km/l em perímetro urbano e 14 km/l em rodovias com gasolina; 11,6 km/l na cidade com etanol.
Com apoio dos motores elétricos, o híbrido da Toyota entrega o melhor resultado urbano do comparativo.
Volkswagen T-Cross
Motor 1.0 turbo: 12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina; 8,5 km/l e 10,2 km/l com etanol.
Motor 1.4 TSI: 11,8 km/l urbanos e 14,2 km/l rodoviários (gasolina).
A versão 1.0 turbo alcança o menor consumo em rodovia entre os modelos analisados.
Hyundai Creta
Motor 1.0 turbo: 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada (gasolina); 8,4 km/l e 9 km/l (etanol).
Motor 1.6 aspirado: 13,5 km/l em rodovia (gasolina).
O Creta mantém números adequados, mas sem destaques em economia.
Honda HR-V
Motor 1.5 turbo: 11,5 km/l urbanos e 12,9 km/l rodoviários (gasolina).
Motor 1.5 aspirado: 12,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (gasolina); 8,8 km/l urbanos com etanol, contra 8,1 km/l do turbo.

Imagem: Internet
Neste modelo, o propulsor aspirado oferece melhor equilíbrio entre desempenho e consumo.
Chevrolet Tracker
Motor 1.0 turbo: 11,5 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (gasolina); 8,1 km/l e 9,9 km/l (etanol).
Motor 1.2 turbo: 11 km/l urbanos e 13,7 km/l rodoviários (gasolina).
O SUV da Chevrolet apresenta resultados consistentes, porém sem liderança em nenhum cenário.
Destaques de consumo
Melhor na cidade com gasolina: Corolla Cross híbrido (16,6 km/l).
Melhor na estrada com gasolina: T-Cross 1.0 (14,5 km/l).
Melhor na cidade com etanol: Corolla Cross híbrido (11,6 km/l).
Estrada com etanol: empate técnico entre vários modelos (9,9 a 10,2 km/l).
Custo-benefício sem sistema híbrido: HR-V 1.5 aspirado (12,5 km/l urbanos; 13,9 km/l rodoviários).
Os números indicam que a eficiência varia conforme motorização e tipo de trajeto. Clientes que rodam majoritariamente em ambiente urbano tendem a economizar mais com o Corolla Cross híbrido, enquanto quem percorre longas distâncias em rodovias encontra no T-Cross 1.0 uma combinação favorável entre consumo e desempenho.
Com informações de IG Carros
Já que incluiu o híbrido da Toyota, deveria incluir o KIA Niro HEV, que faz de 18 a 20 km/l.