A BYD acelerou sua expansão na Alemanha e atraiu concessionárias que antes representavam marcas da Stellantis, especialmente da Opel, gerando desconforto nos bastidores do grupo europeu.
Quem comanda a operação
A ofensiva é liderada por Maria Grazia Davino, diretora regional da BYD Europa, e Lars Bialkowski, diretor-geral da empresa no país. Ambos trabalharam anteriormente na Stellantis.
Rede cresce em ritmo forte
Até algumas semanas atrás, a rede alemã da BYD contava com 26 pontos de venda. O número já ultrapassa 50 e a meta é chegar a 120 concessionárias até o fim de 2024. Para 2026, o objetivo é operar 300 lojas.
Reação dentro da Opel
Segundo o portal Automobilwoche, diversos concessionários vinculados à Opel assinaram contratos com a BYD, o que causou irritação na sede da marca, em Rüsselsheim. Questionada, Davino afirmou que não fez contato com antigos parceiros: “Foram os concessionários que nos procuraram porque enxergam o potencial da BYD”.
Crescimento versus sustentabilidade
Um revendedor ouvido pelo Automobilwoche avaliou que a expansão ocorre “rápido demais” e pode não ser sustentável. Apenas 12 % dos emplacamentos atuais pertencem a clientes particulares; o restante é destinado sobretudo a empresas e locadoras.
Imagem: Internet
Meta de vendas
Bialkowski declarou que a demanda supera a capacidade de entrega e que a prioridade é atingir 50 mil unidades vendidas “o mais rápido possível”. Até agosto, a BYD havia emplacado menos de 8,6 mil veículos na Alemanha.
O avanço da fabricante chinesa em pleno coração da indústria automotiva europeia, com apoio de ex-executivos da concorrência, amplia a fragmentação do mercado e aumenta a pressão sobre a Stellantis.
Com informações de Notícias Automotivas