O sistema de partida a frio é um componente essencial para veículos que utilizam etanol como combustível. Ele garante que o carro funcione adequadamente em temperaturas mais baixas. No entanto, muitos motoristas têm dúvidas sobre o uso e a manutenção do reservatório de partida a frio. Neste artigo, vamos esclarecer se o reservatório pode ficar vazio e quando é necessário enchê-lo com gasolina.
O que é o reservatório de partida a frio?
O reservatório de partida a frio é um pequeno tanque adicional presente em veículos flex, projetado para armazenar gasolina. Sua função é auxiliar na partida do motor em dias frios, especialmente quando o carro está abastecido com etanol. A gasolina armazenada no reservatório é injetada no motor para facilitar a ignição, já que o etanol tem mais dificuldade de combustão em baixas temperaturas.
Posso deixar o reservatório de partida a frio vazio?
Sim, é possível deixar o reservatório de partida a frio vazio, especialmente se você estiver utilizando gasolina como combustível principal. Quando o carro está abastecido com gasolina, o sistema de partida a frio não é acionado, pois a gasolina já possui propriedades que facilitam a ignição em temperaturas mais baixas. Portanto, manter o reservatório vazio pode ser até benéfico, prevenindo problemas como entupimento do sistema, ressecamento de borrachas e danos na bomba do sistema de partida a frio.
Quando devo encher o reservatório de partida a frio?
O reservatório de partida a frio deve ser abastecido quando você utiliza etanol como combustível e as temperaturas estão abaixo de 15 graus Celsius. Nessas condições, a central eletrônica do carro reconhece a necessidade de utilizar a gasolina do reservatório para auxiliar na partida do motor. Portanto, se você planeja abastecer com etanol e as temperaturas estão baixas, é importante garantir que o reservatório esteja cheio.
Qual tipo de gasolina devo usar no reservatório?
É recomendado utilizar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio. A gasolina aditivada contém agentes que reduzem a oxidação e aumentam a durabilidade do combustível, prevenindo a formação de gomas que podem entupir o sistema. A gasolina comum tem uma validade de cerca de 30 dias, e com o tempo, pode formar depósitos que degradam os componentes do sistema de partida a frio.
Cuidados adicionais com o reservatório de partida a frio
Além de utilizar gasolina aditivada, é importante verificar regularmente o estado do reservatório e do sistema de partida a frio. Caso você perceba que o carro está tendo dificuldades para dar partida em dias frios, mesmo com o reservatório abastecido, pode ser necessário realizar uma manutenção no sistema. Manter o reservatório limpo e livre de impurezas é essencial para o bom funcionamento do veículo.
Conclusão
O reservatório de partida a frio é um componente importante para veículos que utilizam etanol, especialmente em regiões com temperaturas mais baixas. Deixar o reservatório vazio é uma opção viável quando se utiliza gasolina como combustível principal. No entanto, ao utilizar etanol, é crucial garantir que o reservatório esteja abastecido com gasolina aditivada para evitar problemas na partida do motor. Seguindo essas orientações, você poderá manter o sistema de partida a frio em perfeito estado e garantir o bom funcionamento do seu veículo.