São Paulo – A Citroën revelou nesta quinta-feira (20) o novo C5 Aircross elétrico durante a abertura do Salão do Automóvel da capital paulista. Recém-estreado na Europa, o utilitário esportivo chega para liderar a estratégia de eletrificação da marca no País.
Dois alcances de bateria para o mercado brasileiro
Montado sobre a plataforma STLA Medium, o SUV será vendido globalmente em versões 100% elétrica, híbrida e híbrida plug-in. Para o Brasil, a fabricante priorizará a configuração elétrica, oferecida em dois níveis de autonomia (ainda sujeitos à homologação):
• até 520 km, com motor de 210 cv e bateria de 73 kWh;
• até 680 km, com 230 cv e bateria de 97 kWh.
O sistema de recarga rápida adiciona até 160 km de alcance em 10 minutos. O conjunto inclui modos de condução, regeneração de energia ajustável e bomba de calor para otimizar o consumo em baixas temperaturas.
Dimensões ampliadas e interior focado em conforto
Com 4,65 m de comprimento e 2,78 m de entre-eixos, o novo C5 Aircross oferece 51 mm extras para as pernas e 68 mm a mais de altura no banco traseiro em relação à geração anterior. O porta-malas leva 565 litros.
O habitáculo segue o conceito “C-Zen Lounge”, incorporando bancos Citroën Advanced Comfort com aquecimento, ventilação e quatro programas de massagem. A suspensão Progressive Hydraulic Cushions, característica da marca, promete filtrar irregularidades do piso.
A lista tecnológica traz central multimídia Waterfall Touchscreen de 13″, painel digital 3D de 10″, head-up display ampliado, teto panorâmico, entradas USB-C, porta-copos e iluminação ambiente configurável.
Imagem: Internet
Pacote de assistência de nível 2
Entre os sistemas de auxílio ao motorista estão alerta e correção de faixa, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem autônoma de emergência, câmeras 360° e piloto automático adaptativo (ADAS nível 2).
Outras atrações do estande
• GEN3 Evo – monoposto que competirá na Fórmula E em 2025, acelera de 0 a 100 km/h em 1,86 s, atinge 320 km/h e recupera até 600 kW durante frenagens.
• Basalt Vision – protótipo que antecipa evoluções do SUV Basalt, com rodas de 18″, suspensão rebaixada e acabamentos escurecidos.
• Test-drive – visitantes podem dirigir C3 XTR, Aircross XTR 7L Turbo 200 e Basalt Dark Edition Turbo 200, equipados com motores 1.0 Firefly ou 1.0 Turbo 200 e multimídia de 10,25″ com espelhamento sem fio.
O C5 Aircross elétrico ainda não teve preços revelados e deverá chegar às concessionárias após a conclusão do processo de certificação no Brasil.
Com informações de iG Carros