Citroën Basalt recebe zero estrela em teste de segurança do Latin NCAP

O Citroën Basalt, SUV compacto montado no Brasil, obteve zero estrela na mais recente rodada de ensaios do Latin NCAP, divulgada nesta terça-feira (14). O veículo foi avaliado com quatro airbags e, mesmo assim, não atingiu os índices mínimos exigidos pelo programa independente de segurança automotiva.

Resultados por categoria

Nos critérios de proteção, o Basalt conquistou 39,37% para ocupantes adultos (15,75 pontos), 58,35% para ocupantes infantis (28,59 pontos), 53,38% na proteção a pedestres (25,62 pontos) e 34,88% em assistência à segurança (15 pontos).

Impacto frontal e lateral

No impacto frontal, cabeça e pescoço de motorista e passageiro foram bem protegidos. O peito do motorista recebeu avaliação marginal, enquanto o do passageiro foi considerado pobre. O relatório apontou falha no pretensor do cinto e possível colisão dos joelhos com estruturas rígidas do painel. A estrutura do habitáculo foi classificada como instável.

Em impacto lateral, cabeça, pelve, peito e abdômen tiveram proteção boa. Entretanto, o teste de poste lateral não foi executado porque o modelo não traz airbags de cortina de série.

Ensaios adicionais

No teste de whiplash, que simula colisões traseiras, o assento apresentou proteção marginal e o veículo não cumpriu o regulamento UN R32 para impactos traseiros. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) é item de série e permitiu ao SUV completar o “teste do alce” a 95 km/h sem perda de controle.

Segurança infantil

Dummies de três anos e de um ano e meio, instalados voltados para trás com ancoragens ISOFIX e pé de apoio, tiveram boa proteção de cabeça em impacto frontal. No impacto lateral, entretanto, a cabeça do dummy de três anos tocou a estrutura interna, reduzindo a nota. O Basalt traz ISOFIX e cintos de três pontos em todos os assentos, mas não oferece interruptor para desligar o airbag do passageiro, e a sinalização de advertência não atende totalmente às exigências do Latin NCAP.

Proteção a pedestres e itens ausentes

A análise externa mostrou áreas de proteção de boas a adequadas no capô, com zonas pobres próximas ao para-brisa e aos pilares A. A frente apresentou desempenho de adequado a bom para as pernas dos pedestres e está em conformidade com o regulamento UN 127.

O Basalt não possui frenagem autônoma de emergência (AEB), limitador de velocidade nem assistente de permanência em faixa. A ausência desses sistemas contribuiu para a nota zero.

Posicionamento da fabricante

Em nota, a Stellantis declarou que todos os veículos das marcas do grupo atendem às normas nacionais e internacionais e passam por testes no Safety Center de Betim (MG). A companhia ressaltou o uso de aços de alta e ultra-resistência na carroceria e afirmou não financiar as avaliações do Latin NCAP.

Com a combinação de estrutura instável em colisão frontal e falta de tecnologias de assistência ativa, o Citroën Basalt terminou na classificação geral com zero estrela na avaliação 2025 do Latin NCAP.

Com informações de carros.ig.com.br

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