Um vídeo gravado no fim de semana e compartilhado nas redes sociais chinesas mostrou o teste de um sistema capaz de ejetar a bateria de um veículo elétrico logo após a detecção de superaquecimento. A demonstração, realizada em ambiente controlado, lançou o módulo de energia a até 6 metros de distância do carro em menos de 1 segundo.
Como o mecanismo é acionado
Assim que sensores identificam temperatura anormal, um disparador – comparado pelos organizadores a um airbag – empurra a bateria lateralmente, projetando-a entre 3 e 6 metros. Na apresentação, a peça caiu sobre travesseiros posicionados em uma área isolada, onde equipes cobriram o componente com manta térmica para reduzir riscos de fogo.
Objetivo e questionamentos
A proposta pretende afastar o perigo de incêndio ou explosão do habitáculo, protegendo ocupantes. Especialistas ouvidos no evento, contudo, alertaram para o novo risco criado: o de um bloco de centenas de quilos atingir pedestres, veículos vizinhos ou atravessar pistas. Outro ponto levantado é a possibilidade de o sistema falhar em colisões severas, quando a carroceria pode se deformar.
Local, data e organização
O teste ocorreu em 19 de setembro de 2025 durante a Reunião de Demonstração e Intercâmbio de Tecnologia de Lançamento de Baterias de Potência, promovida pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia de Reparo de Colisões Automotivas da China.
Envolvidos e negativas
O SUV usado no experimento apresenta características do iCar 03T, mas a Chery, dona da marca iCar, negou qualquer participação, pedindo “visão racional” nas redes sociais. Relatos também mencionaram possível cooperação do Joyson Group, informação rejeitada pela empresa em comunicado posterior.
Imagem: Internet
Com estreia cercada por dúvidas, o sistema coloca em debate se o caminho mais seguro é reforçar as baterias ou transferir o risco para fora do veículo.
Com informações de IG Carros