China exibe protótipo que ejeta bateria de carro elétrico em situações de emergência

Um vídeo gravado no fim de semana e compartilhado nas redes sociais chinesas mostrou o teste de um sistema capaz de ejetar a bateria de um veículo elétrico logo após a detecção de superaquecimento. A demonstração, realizada em ambiente controlado, lançou o módulo de energia a até 6 metros de distância do carro em menos de 1 segundo.

Como o mecanismo é acionado

Assim que sensores identificam temperatura anormal, um disparador – comparado pelos organizadores a um airbag – empurra a bateria lateralmente, projetando-a entre 3 e 6 metros. Na apresentação, a peça caiu sobre travesseiros posicionados em uma área isolada, onde equipes cobriram o componente com manta térmica para reduzir riscos de fogo.

Objetivo e questionamentos

A proposta pretende afastar o perigo de incêndio ou explosão do habitáculo, protegendo ocupantes. Especialistas ouvidos no evento, contudo, alertaram para o novo risco criado: o de um bloco de centenas de quilos atingir pedestres, veículos vizinhos ou atravessar pistas. Outro ponto levantado é a possibilidade de o sistema falhar em colisões severas, quando a carroceria pode se deformar.

Local, data e organização

O teste ocorreu em 19 de setembro de 2025 durante a Reunião de Demonstração e Intercâmbio de Tecnologia de Lançamento de Baterias de Potência, promovida pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia de Reparo de Colisões Automotivas da China.

Envolvidos e negativas

O SUV usado no experimento apresenta características do iCar 03T, mas a Chery, dona da marca iCar, negou qualquer participação, pedindo “visão racional” nas redes sociais. Relatos também mencionaram possível cooperação do Joyson Group, informação rejeitada pela empresa em comunicado posterior.

Com estreia cercada por dúvidas, o sistema coloca em debate se o caminho mais seguro é reforçar as baterias ou transferir o risco para fora do veículo.

Com informações de IG Carros

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