Os carros flex, veículos capazes de operar com mais de um tipo de combustível, revolucionaram o mercado automobilístico brasileiro desde o seu lançamento em 2003. Apesar da inovação e da flexibilidade oferecida aos motoristas, esses veículos enfrentaram desafios, especialmente em relação à partida em dias frios. Os primeiros modelos de carros flex contavam com um “tanquinho” auxiliar de gasolina para facilitar a ignição do motor quando abastecidos com etanol em temperaturas baixas. Com o passar do tempo, essa tecnologia foi sendo aprimorada, mas o problema de partida em climas frios ainda persiste em menor escala.
O Macete para Pegar de Primeira nos Carros Flex
Para os proprietários de carros flex que desejam evitar dificuldades na partida em manhãs frias, existe uma solução quase definitiva: a mistura de etanol com gasolina no tanque. A recomendação é adicionar entre 20 a 25% de gasolina ao etanol. Esse macete garante que o carro flex pegue de primeira, mesmo sob condições climáticas desfavoráveis. A prática é inspirada no modelo americano de combustível conhecido como E85, que normalmente contém 85% de etanol e 15% de gasolina.
Aprendendo com o Exemplo Americano: E85 e o Inverno
Nos Estados Unidos, o etanol é popularmente utilizado na forma de E85. No entanto, durante o inverno, os americanos adaptam a composição do E85 para conter 30% de gasolina, ao invés dos habituais 15%. Essa adaptação é feita para garantir que os veículos possam ser ligados sem problemas nas manhãs mais frias. A lição que se tira do exemplo americano é a importância de ajustar a mistura de combustíveis de acordo com as condições ambientais para assegurar o bom funcionamento dos carros flex.
Conclusão: Ajustes Simples para Grandes Resultados
Em resumo, os proprietários de carros flex podem adotar um macete simples para garantir que seus veículos peguem de primeira, mesmo nos dias mais frios do inverno. A adição de 20 a 25% de gasolina ao etanol no tanque é uma solução prática e eficaz, inspirada na experiência americana com o E85. Com essa pequena adaptação, é possível superar um dos problemas mais complicados dos primeiros carros flex e desfrutar da versatilidade que esses veículos oferecem, independentemente da estação do ano ou da temperatura externa.