BYD lança descontos de até 50% para manter concessionárias no Japão após vendas abaixo do esperado

Tóquio – Dois anos após iniciar as vendas de carros elétricos no Japão, a chinesa BYD promove cortes de preços inéditos para evitar o fechamento de suas 45 concessionárias no país. Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, a marca comercializou apenas 5.300 veículos, média de nove unidades por loja a cada mês.

Descontos chegam a ¥1 milhão

Para tentar reverter o quadro, a empresa oferece abatimentos que alcançam ¥1 milhão (cerca de R$ 33 mil). Somados aos subsídios governamentais, os incentivos podem reduzir em até 50% o valor do utilitário esportivo elétrico Atto 3, cujo preço de tabela parte de ¥4,2 milhões.

Estratégia contraria hábitos do mercado local

Reduções agressivas de preço são incomuns no setor automotivo japonês e, segundo analistas, podem desagradar clientes que pagaram mais caro anteriormente, além de pressionar os valores de revenda — fator valorizado pelos consumidores locais. A mesma política de descontos já havia gerado controvérsia na China.

Preferência por híbridos dificulta avanço dos elétricos

No Japão, modelos híbridos dominam o mercado, o que limita a popularização de elétricos puros vindos do exterior. Em junho, a BYD emplacou 512 unidades, enquanto o Nissan Sakura, elétrico mais vendido do país, registrou 1.137 exemplares.

Mercado fechado a marcas estrangeiras

A forte presença de fabricantes locais, como Toyota, Nissan e Honda, já levou outras montadoras globais a recuar. A General Motors encerrou a atuação da marca Saturn e a Hyundai deixou o país em 2009, preparando agora um retorno gradual.

Imagem vale mais que lucro imediato

Apesar dos prejuízos operacionais, a BYD considera o Japão estratégico para consolidar reputação. Especialistas avaliam que conquistar mesmo uma pequena parcela do público japonês — reconhecido pela exigência com qualidade — pode servir como credencial para a expansão global da marca.

A concorrência, porém, deve se intensificar. A Honda lançou recentemente seu primeiro compacto elétrico, e Toyota e Suzuki planejam apresentar um mini EV ainda este ano. Para a BYD, o maior desafio continua sendo ganhar a confiança de consumidores tradicionalmente fiéis às marcas nacionais.

Com informações de Notícias Automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>
  • bandar togel
  • slot gacor
  • rejekibet
  • hk pools
  • situs hk pools
  • situs togel
  • slot gacor