A BYD anunciou o sistema de armazenamento de energia HaoHan, que oferece até 14,5 MWh por unidade na configuração padrão, volume quase três vezes superior aos 5 MWh do recém-lançado Megapack 3 da Tesla.
Na opção compacta, montada em contêiner de 20 pés, a nova solução chinesa entrega 10 MWh. A fabricante destaca um índice Vcts (Volume Ratio of Cell to System) de 52,1%, o mais alto do setor, sinalizando melhor aproveitamento do espaço interno.
Eficiência e economia
Segundo a BYD, a arquitetura simplificada do HaoHan resulta em 70% menos falhas e a mesma porcentagem de redução nos custos de manutenção. O sistema utiliza a Blade Battery de 2.710 Ah, maior célula da marca já aplicada em armazenamento estacionário, o que melhora a densidade energética e permite reduzir em cerca de metade o número de unidades necessárias em projetos de grande escala.
Com esses avanços, a empresa projeta queda de 21,7% nos custos totais de implementação.
Componentes de suporte
Para complementar o pacote, a BYD apresentou o GC Flux, inversor de rede capaz de operar entre 2,5 MW e 10 MW. O equipamento oferece densidade de potência máxima de 1.474 kW/m³, suporta sobrecargas três vezes acima da nominal por até 10 segundos e atinge 99,35% de eficiência. Ele executa ajustes de tensão e frequência em menos de 100 milissegundos e fornece resposta inercial por até 25 segundos.
A empresa revelou ainda o GC Master EMS, sistema de gerenciamento que otimiza a operação das baterias e busca maior retorno financeiro, em função semelhante ao Autobidder da Tesla.

Imagem: Internet
Primeiro grande contrato
O HaoHan estreará em um projeto de 12,5 GWh na Arábia Saudita, volume próximo ao total de armazenamento instalado pela Tesla em um trimestre, segundo a BYD.
Com o lançamento, a companhia chinesa reforça sua posição no mercado de armazenamento de energia, onde produz internamente o componente mais caro desses sistemas: a bateria.
Com informações de Notícias Automotivas