Busworld 2025: Marcopolo apresenta micro-ônibus híbrido que combina etanol e eletricidade

Na edição 2025 da Busworld, em Bruxelas, a Marcopolo expôs o protótipo do Volare Attack 9 Hybrid, micro-ônibus equipado com o sistema híbrido flex Horse H10 REX, desenvolvido pela Horse Powertrain em parceria com a própria encarroçadora e a brasileira WEG.

A solução reúne um motor a combustão 1.0 de três cilindros – o mesmo utilizado no Renault Kardian vendido no Brasil –, calibrado para funcionar apenas com etanol, um conjunto de propulsores elétricos ainda não detalhado e um pack de baterias de 122 kWh. Nesse arranjo, o motor a etanol atua exclusivamente como gerador de energia para manter as baterias carregadas, sem conexão direta com as rodas.

Compatível com arquiteturas elétricas de até 800 volts, o sistema oferece recarga rápida e autonomia estimada em até 450 quilômetros. O veículo foi apresentado pela primeira vez no país durante a feira Lat.Bus 2024, onde foi destacado como o primeiro híbrido a etanol do segmento de micro-ônibus nacional.

Lançamento no Brasil em 2026

De acordo com fonte da Marcopolo presente ao evento, o Volare Attack 9 Hybrid deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2026.

Estrategia da Horse

Com oito fábricas em sete países e produção anual de 3,2 milhões de unidades, a Horse tem ampliado projetos ligados à transição para motores de menor impacto ambiental. No Brasil, a companhia já produz os propulsores turbo flex HR10 (1.0) e HR13 (1.3) na planta de São José dos Pinhais (PR). Ainda segundo fonte ouvida em Bruxelas, a empresa planeja anunciar uma “importante novidade” para o mercado nacional até o fim deste ano.

Com informações de carros.ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima