A BMW confirmou que a próxima geração do X5 será o primeiro veículo de produção no mundo a oferecer, simultaneamente, motorizações a gasolina, a diesel, híbrida plug-in, totalmente elétrica por bateria e célula de combustível de hidrogênio.
De acordo com a montadora, a iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility in Scale) foi criada para desenvolver uma infraestrutura de abastecimento de hidrogênio em grandes centros urbanos, com projeto-piloto previsto para a Alemanha.
Chegada do iX5 Hydrogen
A quinta configuração de propulsão, baseada em célula de combustível, estará disponível a partir de 2028 no modelo batizado de BMW iX5 Hydrogen. Dessa forma, o utilitário esportivo passará a contar com duas alternativas 100% elétricas: uma movida por baterias de grande capacidade e outra alimentada por hidrogênio.
Declarações da direção
Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Desenvolvimento, declarou que o lançamento do X5 com cinco variantes comprova o papel da empresa como “pioneira tecnológica”. Para ele, o hidrogênio será peça fundamental na estratégia global de descarbonização.
Hidrogênio como vetor energético
A marca alemã destaca que o hidrogênio funciona como meio eficiente de armazenamento de energia renovável, equilibrando oferta e demanda e favorecendo a estabilidade da rede elétrica, apesar dos desafios logísticos envolvidos.
Imagem: Internet
Produção de componentes
Os primeiros protótipos estão sendo montados nos centros de competência da BMW em Munique (Alemanha) e na fábrica de Steyr (Áustria). Outras partes do sistema de propulsão virão da unidade de Landshut, também na Alemanha.
Com a chegada do iX5 Hydrogen, a BMW reforça sua estratégia de “abordagem de tecnologia aberta”, oferecendo diferentes caminhos para reduzir emissões sem se limitar a um único tipo de motorização.
Com informações de Notícias Automotivas