O Miura x8, fabricado entre 1989 e 1990, é um dos carros mais icônicos e inovadores já produzidos no Brasil. Este esportivo nacional não só impressionava pelo seu design futurista e desempenho, mas também por ser um dos primeiros carros a “falar”. Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes que fazem do Miura x8 um veículo tão especial e à frente de seu tempo.
Design e Estilo
O Miura x8 é um verdadeiro espetáculo visual. Com uma frente imponente e faróis escamoteáveis, o carro exibe um design que ainda hoje parece futurista. A placa preta atesta sua originalidade e preservação. A iluminação noturna do veículo é outro destaque, proporcionando uma estética única e atraente.
O carro possui um capô que abre para frente, uma característica que era um toque de sofisticação na época. A ausência de manta acústica indica que o Miura x8 foi projetado para fazer barulho, um verdadeiro esportivo em todos os sentidos.
Motor e Desempenho
Equipado com um motor 2.0 AP, o mesmo utilizado no Santana da época, o Miura x8 oferece 110 cavalos de potência e 19,5 kgfm de torque a 3.000 giros. Com um peso de apenas 930 kg, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, números impressionantes para o final dos anos 80 e início dos anos 90.
O motor carburado é fácil de manter, com peças disponíveis em qualquer lugar, o que torna a manutenção do Miura x8 relativamente acessível. A relação peso-potência é excelente, proporcionando uma experiência de condução ágil e divertida.
Interior e Conforto
O interior do Miura x8 é um show à parte. Todo revestido em couro vermelho, o acabamento é de alta qualidade, com materiais soft touch e detalhes primorosos. Os bancos em formato concha reforçam a esportividade do veículo, enquanto o espaço interno é mais adequado para duas pessoas, com os bancos traseiros servindo mais como enfeite.
O carro possui diversas funcionalidades avançadas para a época, como vidros elétricos, ar condicionado, e até mesmo um equalizador de som de fábrica. A ausência de maçanetas externas é compensada por um sistema de abertura por controle remoto, um recurso extremamente inovador para a época.
Tecnologia e Inovação
O Miura x8 é um verdadeiro precursor em termos de tecnologia automotiva. O carro possui um sistema de voz que alerta o motorista sobre diversas condições, como cinto de segurança não afivelado, freio de mão acionado, e chave na ignição. Este recurso, raro até mesmo em carros modernos, era uma verdadeira revolução nos anos 80.
Além disso, o Miura x8 conta com regulagem elétrica do volante, retrovisores elétricos, e um sistema de abertura de portas elétrico. O painel de instrumentos, emprestado da Alfa Romeo, é completo e funcional, com indicadores de voltagem, nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, e contagiros.
Experiência de Condução
Dirigir o Miura x8 é uma experiência única. O carro é extremamente ágil e responde bem às curvas, graças à sua excelente aerodinâmica. A suspensão, embora baixa, proporciona uma condução estável e segura. O motor AP 2.0 oferece um desempenho robusto, com boa potência e torque em baixas rotações.
O consumo de combustível é razoável para um carro esportivo da época, fazendo cerca de 7 a 8 km/l na cidade e 9,5 a 10 km/l na estrada. O escapamento, compartilhado com o Gol GTI e GTS da época, contribui para o som esportivo característico do Miura x8.
Conclusão
O Miura x8 é, sem dúvida, um dos carros mais legais e inovadores já fabricados no Brasil. Com um design futurista, tecnologia avançada e uma experiência de condução emocionante, este esportivo nacional que “falava” continua a ser um ícone automotivo. Se você é um entusiasta de carros clássicos e busca algo realmente especial, o Miura x8 é uma escolha que certamente não irá decepcionar.