A Aston Martin revelou nesta quarta-feira (8), no Reino Unido, o DB12 S, nova configuração de alto desempenho da linha de grand tourers da marca. Equipado com motor V8 4,0 l biturbo de 700 cv e 800 Nm, o esportivo chega para substituir o DB12 lançado em 2023 e retoma a denominação “S” reservada aos modelos mais potentes do fabricante britânico.
Desempenho aperfeiçoado
Segundo a montadora, o cupê atinge 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 s, 0,1 s mais rápido que o antecessor. A transmissão recebeu nova calibração, trocando marchas até 50% mais rápido, enquanto o sistema Launch Control foi revisado. O pedal do acelerador passa a ter resposta mais progressiva graças a um mapa drive-by-wire exclusivo do DB12 S.
Chassi e freios
A suspensão utiliza amortecedores Bilstein DTX com software atualizado, barra estabilizadora traseira mais rígida e ajustes de geometria que prometem maior precisão em curvas. De série, o modelo traz discos de freio carbono-cerâmica de 410 mm na dianteira e 360 mm na traseira, componentes que reduzem 27 kg de massa não suspensa. A nova geração do controle de frenagem em curva (CBC) atua em conjunto com sistemas de gerenciamento de deslizamento e de estabilidade para permitir frenagens tardias e vetorização de torque no eixo traseiro.
Sistema de escapamento
O escape esportivo de aço inoxidável foi redesenhado para enfatizar frequências médias e graves. Opcionalmente, há um conjunto em titânio 11,7 kg mais leve e 1,5 dB mais alto, segundo dados da Aston Martin.
Estilo exterior
Na dianteira, o DB12 S recebeu divisor duplo, grade ampliada e novas lamelas no capô que auxiliam na extração do calor. Soleiras laterais em preto brilhante criam continuidade visual com o divisor, enquanto o emblema “S”, forjado à mão e esmaltado em vermelho, aparece logo abaixo das faixas laterais. A traseira exibe spoiler fixo, difusor ampliado e saídas de escape duplas empilhadas.

Imagem: Internet
Interior e tecnologia
Por dentro, o esportivo incorpora painel digital inédito, central multimídia com conectividade 5G e detalhes em vermelho anodizado no seletor de modos de condução, nos cintos de segurança e nas costuras. O acabamento pode combinar couro Accelerate e Alcantara ou couro semianilina Inspire S, sempre com revestimento de teto em Alcantara. Bancos Sport Plus elétricos de 16 vias são padrão, havendo opção por assentos Performance em fibra de carbono.
Disponibilidade
O DB12 S será oferecido nas carrocerias Coupé e Volante (conversível). As encomendas já estão abertas, e as primeiras unidades chegam aos clientes no primeiro trimestre de 2026.
Com informações de iG Carros