O utilitário esportivo compacto Alfa Romeo Junior, recém-lançado pela Stellantis na Europa, apareceu em documento de desenho industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A inclusão do modelo no órgão brasileiro ocorre mesmo após a marca italiana ter deixado o país nos anos 1990.
Produção na Polônia e mudança de nome
Fabricado em Tychy, na Polônia, o veículo originalmente seria batizado de Milano. O nome precisou ser alterado para Junior depois que o governo italiano apontou que a legislação local impede a utilização de denominações nacionais em produtos montados fora da Itália.
Dimensões e plataforma
Com 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,55 m, o crossover utiliza a plataforma modular Smart Car, a mesma do Peugeot 2008.
Motorização
Na Europa, o Junior oferece motor 1.2 turbo a gasolina de 136 cv e duas versões elétricas: uma de 156 cv e outra de 282 cv, esta última aplicada na configuração Junior Veloce, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s e alcança autonomia de 347 km no ciclo WLTP.
Mercado sul-americano
Apesar do registro no INPI, não há previsão de retorno da Alfa Romeo ao Brasil. A marca segue presente apenas na Argentina, onde comercializa alguns modelos importados. Tecnicamente, o Junior poderia ser produzido na fábrica de Porto Real (RJ) e embarcado para o mercado argentino, hipótese que, por ora, permanece apenas teórica.

Imagem: Internet
No Brasil, a Alfa Romeo permanece como lembrança histórica de automóveis e veículos comerciais que circularam até a década de 1990.
Com informações de Notícias Automotivas