A BYD confirmou que iniciará a produção do Song Plus no complexo industrial de Camaçari, na Bahia, em 2026. O modelo, lançado no mercado brasileiro em 2022 e líder de vendas entre os híbridos plug-in, será nacionalizado mantendo, num primeiro momento, as mesmas configurações já oferecidas aos consumidores.
Quarto modelo montado na planta baiana
Com a chegada do SUV às linhas de montagem, o Song Plus se tornará o quarto veículo fabricado na unidade baiana. Atualmente, o local produz Dolphin Mini, King e Song Pro. De acordo com a fabricante chinesa, cerca de 20 mil unidades foram concluídas nos primeiros 60 dias de operação da fábrica.
Estratégia de longo prazo
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil responsável pelas áreas comercial e de marketing, a decisão de levar o Song Plus para a Bahia faz parte de um plano de consolidação da empresa no país. “Estamos nacionalizando nossos best-sellers, ampliando a base de fornecedores brasileiros e gerando empregos de forma consistente”, afirmou o executivo.
Investimentos e metas
A companhia informou ter aplicado mais de R$ 3 bilhões dos R$ 5,5 bilhões previstos na fase atual do projeto industrial. A BYD estuda elevar esse aporte para sustentar a meta de produzir até 600 mil veículos por ano no Brasil. Novos anúncios sobre lançamentos e nacionalização de modelos estão programados para 2026, conforme avançam as obras e a expansão do complexo de Camaçari.
Imagem: estes e pelo universo automotivo
Com informações de IG Carros