O grupo Stellantis encerrou 2025 estabelecendo um recorde para a indústria automotiva regional: mais de 1 milhão de veículos comercializados em 12 meses na América do Sul, marca inédita para uma montadora na região.
Em seu quinto ano de operação, a companhia manteve a liderança nos mercados de automóveis e comerciais leves no Brasil, na Argentina e no consolidado sul-americano, alcançando 22,6 % de participação regional.
Desempenho no Brasil
Principal mercado da empresa, o Brasil respondeu por mais de 750 mil veículos emplacados no ano, número equivalente a 29,3 % do total nacional. Desse volume, os comerciais leves somaram cerca de 300 mil unidades (31 % de participação) e as picapes superaram 240 mil unidades (34,4 % de participação).
A Fiat permaneceu no topo do ranking brasileiro e sul-americano, impulsionada pela Strada, carro mais vendido do País pelo quinto ano seguido e líder entre as picapes compactas.
Destaques das demais marcas
• Jeep: o Compass conservou a liderança entre os SUVs médios no Brasil e atingiu o melhor market share de sua história na Argentina.
• Ram: fechou o ano com 56 % do segmento de picapes grandes no mercado brasileiro, e a Rampage teve seu melhor resultado desde a estreia.
• Citroën: avançou 16 % sobre 2024, maior crescimento da marca em 11 anos, impulsionada pelas versões XTR de C3 e Aircross, além do Basalt Dark Edition.
• Peugeot: graças às versões híbridas dos novos 208 e 2008, registrou 11 mil unidades do SUV 2008, alta de 33 % em relação ao ano anterior; na Argentina, 208, 2008 e o furgão Expert ficaram entre os dois mais vendidos de seus segmentos.
Entrada da chinesa Leapmotor
Em menos de dois meses de atuação no País, a nova marca Leapmotor superou 1.200 unidades vendidas. O primeiro modelo lançado foi o SUV C10, oferecido em versões elétrica e híbrida de autonomia estendida. Para janeiro, a empresa promete anunciar a data de chegada do segundo utilitário esportivo, o B10, 100 % elétrico.

Imagem: Internet
Planos para 2026
A Stellantis confirmou 16 lançamentos no Brasil para 2026. Entre as novidades estão Jeep Avenger, Ram Dakota, um novo modelo da Fiat baseado no Panda europeu e seis produtos equipados com tecnologia Bio-Hybrid. O plano inclui ainda expansão e modernização das fábricas de Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE), além de investimentos na Argentina e no Uruguai.
Ao comentar os resultados, Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, afirmou que a estratégia multimarcas aliada a investimentos em inovação e eletromobilidade foi determinante para o desempenho recorde.
Com informações de carros.ig.com.br