O novo Volkswagen Tiguan começou a ser vendido na Argentina, importado do México, trazendo mudanças de design, mais equipamentos e, por enquanto, apenas a configuração de cinco assentos. O utilitário esportivo de porte médio deve chegar ao mercado brasileiro em 2026, quando é esperado com opção de sete lugares e propulsor 2.0 300 TSi micro-híbrido, ainda indisponível na linha mexicana.
Dimensões e estilo
Com 4,67 m de comprimento, o modelo ficou 5,8 cm mais curto que o antigo Tiguan Allspace, porém manteve o entre-eixos de 2,79 m. A largura cresceu 2,9 cm e a altura subiu 0,4 cm. O desenho segue a nova identidade visual da marca, com faróis finos unidos por filetes de LED que iluminam o emblema central. Na traseira, lanternas interligadas e logo vermelho completam o conjunto.
Interior e tecnologia
Por dentro, o destaque é a tela de multimídia de mais de 15 polegadas, instalada acima do painel e acompanhada de comandos táteis para climatização e áudio. O cluster digital mostra novos grafismos, enquanto uma faixa que simula madeira, contornada por aplique metálico, envolve toda a porção frontal da cabine. O console ganhou seletor giratório com superfícies sensíveis ao toque.
Entre os equipamentos, a unidade avaliada exibia teto panorâmico, bancos dianteiros ventilados, aquecidos e com função massagem, além de ar-condicionado de três zonas. O porta-malas varia entre 686 e 710 litros, graças à ausência da terceira fileira de assentos. Debaixo do piso, há estepe temporário.
Mecânica e segurança
No lançamento argentino, o Tiguan utiliza o motor 1.4 turbo de 150 cv (250 TSi) ligado ao câmbio DSG de sete marchas, sempre com tração dianteira. O pacote de segurança mantém seis airbags e sistemas de assistência como controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, alerta de saída de faixa e frenagem autônoma de emergência.
Imagem: Internet
Primeiras impressões de condução
Em uso, o conjunto apresenta trocas quase imperceptíveis, mas a transmissão privilegia baixas rotações nos modos Normal e Eco, exigindo tempo maior para respostas mais fortes. A suspensão firme, a direção elétrica e os freios bem modulados contribuem para boa estabilidade, embora as rodas de grande diâmetro transmitam irregularidades do piso com mais clareza.
Com informações de MotorDream