Munique (Alemanha) – Anunciado globalmente em setembro, o BMW iX3 de segunda geração marca a estreia da arquitetura elétrica Neue Klasse na linha da marca alemã. A apresentação ocorreu na Espanha, enquanto a produção teve início em outubro na fábrica de Debrecen, na Hungria. A chegada às concessionárias europeias está prevista para a primavera de 2026.
Além da unidade húngara, o utilitário esportivo médio também será montado em San Luis Potosí, no México, de onde deverá ser exportado ao Brasil no começo de 2027 para substituir a geração atual. Segundo a BMW, o preço para o mercado brasileiro deve ficar próximo dos atuais R$ 520 mil.
Desenho inspirado na Neue Klasse original
O novo iX3 inaugura a linguagem visual da Neue Klasse. A grade tradicional deu lugar a duas placas pretas que integram os conjuntos ópticos, enquanto a clássica moldura dupla permanece, porém sem aberturas. Na traseira, as lanternas horizontais adotam filetes de LED inclinados.
O crossover mede 4,78 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,64 m de altura. Maçanetas embutidas, superfícies lisas e defletores ativos contribuem para o coeficiente aerodinâmico de 0,24 Cx.
Mecânica e bateria
Inicialmente, será oferecida apenas a versão 50 xDrive, equipada com dois motores elétricos que entregam 476 cv e 65,7 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 s, e a velocidade máxima é limitada a 210 km/h. O motor dianteiro é assíncrono – sem ímãs permanentes –, reduzindo perdas de energia em até 40% quando desativado; o traseiro é síncrono.
A nova bateria estrutural de 108,7 kWh utiliza células cilíndricas e arquitetura de 800 V, permitindo recargas mais rápidas. No ciclo WLTP, a autonomia varia de 717 a 805 km, uma das maiores entre SUVs elétricos.
Interior e tecnologia
Por dentro, o destaque é o BMW Panoramic iDrive, que combina projeção de dados na base do para-brisa, tela central em ângulo e head-up display 3D. O sistema operacional BMW Operating System X oferece comandos de voz, função Quick Select e acesso a aplicativos de streaming.
Imagem: Internet
O acabamento inclui couro em bancos, portas, console e painel, além de opções de personalização. Entre os equipamentos estão ar-condicionado de três zonas, teto panorâmico e áudio Harman Kardon. O porta-malas leva 520 l, expansíveis a 1.750 l, e há um compartimento frontal (frunk) de 58 l.
Estrutura e assistentes de condução
A plataforma opera com quatro supercomputadores, eliminando cerca de 150 componentes. A carroceria combina alumínio com fibra de carbono, e o teto utiliza seções de CFRP. O pacote de segurança traz assistência de atenção, alerta de saída de faixa e reconhecimento de limites de velocidade e semáforos. O Assistente de Direção Profissional adiciona auxílio de manutenção de faixa. O modelo relacionado, iX, alcançou cinco estrelas no Euro NCAP.
Primeiras impressões na Andaluzia
Durante um trajeto de mais de 220 km até o circuito Ascari, na Espanha, o iX3 exibiu bom equilíbrio entre conforto e desempenho nos modos Eficiente e Silencioso. Na pista, o SUV se mostrou ágil em acelerações acima de 100 km/h, com direção comunicativa e suspensão que transmite bem o contato com o solo, apesar dos 2.835 kg.
O sistema de freios manteve desempenho consistente mesmo após sucessivas voltas e testes de frenagem em curva. A esportividade é favorecida pela bateria integrada ao chassi, que abaixa o centro de gravidade, e pela posição dos motores próxima ao entre-eixos.
Com informações de MotorDream