Mitsubishi ASX: trajetória de 11 anos no Brasil chega ao fim após 73 mil unidades

São Paulo – O Mitsubishi ASX encerrou sua participação no mercado brasileiro em novembro de 2021, depois de 11 anos e mais de 73 mil veículos emplacados. O utilitário esportivo, que estreou importado do Japão em 2010, passou a ser produzido em Catalão (GO) em 2013, recebeu três reestilizações e deixou a linha para dar lugar ao Outlander Sport.

Chegada ao país (2010-2013)

O modelo desembarcou no Brasil em 2010 equipado com motor 2.0 a gasolina. À época, oferecia duas versões: tração dianteira com câmbio manual e tração integral acoplada a uma transmissão automática CVT. Os preços variavam de R$ 81.990 a R$ 86.990. Em 2011 e 2012, as vendas superaram 10 mil unidades anuais, colocando o ASX entre os principais produtos da marca no país.

Produção nacional e primeiras mudanças (2013-2017)

Em 2013, o SUV passou a ser fabricado em Goiás, já como linha 2014. A nacionalização trouxe ajustes na suspensão para o piso brasileiro, novo para-choque dianteiro e rodas redesenhadas. O valor inicial anunciado era de R$ 83.490 com câmbio manual, mantendo o motor 2.0 de 160 cv.

A segunda reestilização, lançada na linha 2017, introduziu a grade dianteira com desenho em “X”, mas conservou a plataforma original. O pacote de equipamentos de segurança e conveniência foi ampliado nas versões superiores.

Motor flex e última atualização (2018-2021)

A maior alteração técnica chegou em 2018, quando o ASX adotou o motor 2.0 flex de até 170 cv com etanol, mantendo a transmissão CVT. Em 2019, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, recebeu nova grade com acabamento em colmeia, luzes de rodagem diurna (DRL) e para-choques redesenhados na dianteira e na traseira.

A saída de cena foi confirmada em novembro de 2021 pela HPE Automotores, representante da Mitsubishi no país. A empresa posicionou o Outlander Sport como sucessor direto e manteve a produção deste na fábrica goiana.

Balanço de vendas

O ponto mais alto das vendas ocorreu em 2014, com 12.149 unidades registradas. O menor volume veio em 2020, com 1.160 emplacamentos, reflexo da redução da gama e da concorrência mais acirrada.

Legado

A única geração comercializada no Brasil passou por três etapas distintas: importação, fabricação local e adoção do motor flex. Mesmo fora de linha, o projeto serviu de base para o Outlander Sport, que permaneceu em produção até 2022.

Com informações de iG Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>