Tóquio (Japão) – Lançado originalmente em 2009 como primeiro carro elétrico produzido em massa, o Nissan Leaf chega à terceira geração exibindo mudanças profundas no design, na motorização e nos recursos tecnológicos. Apresentado mundialmente em junho de 2025, o modelo já é produzido no Japão e no Reino Unido e começou a ser entregue em mercados tradicionais, como os Estados Unidos.
Visual de crossover cupê
Diferentemente das duas gerações anteriores, que adotavam carroceria hatchback, o novo Leaf assume linhas de crossover cupê. A estética segue o conceito “Timeless Japanese Futurism”, com superfícies limpas, maçanetas embutidas, rodas de 19 polegadas e coeficiente aerodinâmico de 0,26 Cx. Os faróis utilizam tecnologia digital e o logotipo da Nissan agora é iluminado.
Mecânica e desempenho
Construído sobre a plataforma CMF-EV, o elétrico oferece tração dianteira e dois conjuntos mecânicos:
- Versão de entrada: motor de 177 cv e 35,1 kgfm, alimentado por bateria de 52 kWh;
- Versão mais potente (vendida nos EUA): 214 cv, 36,1 kgfm e bateria de 75 kWh.
No ciclo norte-americano EPA, a bateria maior garante autonomia entre 416 km e 487 km. O sistema aceita recarga rápida de até 150 kW e dispõe de plugue NACS, compatível com os carregadores da Tesla.
O novo conjunto motriz 3 em 1 – que integra motor, inversor e transmissão – é mais compacto, reduz vibrações em 75% e traz recursos como navegação com gerenciamento térmico preditivo. O pacote inclui ainda visualização 3D de 360°, frenagem regenerativa adaptativa e controle inteligente de distância.
Imagem: Internet
Interior e equipamentos
A cabine tem piso plano, duas telas de 14,3 polegadas, sistema de som Bose com alto-falantes embutidos nos encostos de cabeça e teto panorâmico eletrocrômico. Algumas configurações oferecem tomadas de 120 V e função Vehicle-to-Load (V2L). O acabamento combina materiais macios e superfícies rígidas, priorizando a robustez e a praticidade, com vários porta-objetos e comandos físicos.
Primeiro contato nos EUA
Em percurso de 40 km, o consumo médio foi pouco superior a 6 km/kWh, o que projeta cerca de 450 km de alcance para a versão de 75 kWh. A direção leve, a suspensão de rigidez média e as quatro etapas de frenagem regenerativa – além do modo One Pedal – reforçam a proposta de condução simples e eficiente. Segundo a Nissan, o modelo equilibra desempenho, conforto e economia, mantendo o Leaf entre as opções de acesso ao universo elétrico.
Com informações de MotorDream