Brasília encerrou novembro de 2025 na primeira posição do ranking nacional de vendas de veículos leves eletrificados, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A capital federal emplacou 2.413 unidades, superando São Paulo por uma diferença de 14 veículos e quebrando uma hegemonia paulista que se mantinha desde o início da série histórica da entidade, em 2012.
Adesão aos modelos plug-in impulsiona resultado
O desempenho brasiliense está ligado principalmente aos veículos com recarga externa: 87,4% das vendas locais (2.109 unidades) foram de elétricos puros (BEV) ou híbridos plug-in (PHEV). Com isso, os eletrificados representaram 35% de todos os veículos leves comercializados na cidade no mês, a maior participação proporcional do país.
A ABVE atribui o avanço às políticas públicas do Distrito Federal, como a isenção de IPVA para elétricos e híbridos plug-in. “A resposta do consumidor foi rápida e transformou a cidade na nova capital nacional do veículo elétrico”, afirmou o presidente da entidade, Ricardo Bastos.
Mercado nacional mantém ritmo de crescimento
No cenário brasileiro, foram vendidos 21.209 veículos leves eletrificados em novembro, volume 0,75% inferior ao de outubro, mas 23,7% superior ao registrado em novembro de 2024. A participação desses modelos no total de emplacamentos do mês chegou a 9,3%, ante 7,1% um ano antes.
Entre janeiro e novembro, o país acumulou 190.007 unidades eletrificadas (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) e 245.509 quando somados os micro-híbridos (MHEV).
Plug-in sustentam expansão
Os modelos plug-in responderam por 79,9% das vendas de eletrificados em novembro, somando 16.943 unidades. Os híbridos plug-in lideraram o mês com 9.680 emplacamentos – alta de 2,4% sobre outubro e de 39,8% em relação a novembro de 2024. Já os elétricos puros totalizaram 7.263 unidades, queda mensal de 9,1%, mas avanço anual de 34,1%.
No acumulado de 2025, foram comercializados 86.403 PHEV e 68.628 BEV, volumes superiores aos de todo o ano de 2024.
Desempenho dos demais segmentos
• Híbridos sem recarga (HEV e HEV Flex): 4.266 unidades em novembro, equivalentes a 20,1% do mercado de eletrificados no mês.
• Micro-híbridos (MHEV): 4.906 unidades, retração de 23,1% ante outubro; ainda assim, somam 55.502 em 2025.
• Ônibus elétricos: 26 emplacamentos em novembro e 662 no acumulado do ano, crescimento de 136,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Imagem: Internet
Distribuição regional
O Sudeste manteve a maior fatia das vendas de eletrificados em novembro, com 44,2% (9.382 unidades), mas vem perdendo espaço – era 50,7% em 2023. Centro-Oeste (17,1%) e Nordeste (16%) ampliaram participação, impulsionados por incentivos locais e maior oferta de modelos.
Por estado, São Paulo liderou em volume absoluto com 6.220 unidades, seguido por Distrito Federal (2.413), Paraná (1.470), Minas Gerais (1.435) e Rio Grande do Sul (1.315).
Ranking municipal de novembro
1º Brasília – 2.413 unidades
2º São Paulo – 2.399
3º Belo Horizonte – 908
4º Rio de Janeiro – 702
5º Curitiba – 641
Com a ultrapassagem histórica de Brasília, o mercado brasileiro de veículos eletrificados reforça a tendência de descentralização e evidencia o efeito de políticas fiscais regionais na adoção de novas tecnologias.
Com informações de IG Carros