A Lotus apresentou o Emira, cupê esportivo que mantém a tradição inglesa de carros leves, motor central-traseiro e dirigibilidade focada no motorista. Controlada atualmente pelo grupo chinês Geely, a marca exibiu o modelo em um tour promocional sob o slogan “Você é piloto ou não?”.
Motorizações e desempenho
O Emira oferece três versões de motorização. Duas utilizam o quatro-cilindros 2.0 turbo aliado ao câmbio de dupla embreagem de oito marchas: a configuração Turbo, com 365 cv e 43,9 kgfm, e a Turbo SE, avaliada, que alcança 406 cv e 49 kgfm. Há ainda uma opção com motor V6 3.5 litros sobrealimentado, também de 406 cv, mas com torque um pouco menor, de 42,8 kgfm.
Peso reduzido é parte da fórmula: em ordem de marcha, o Emira varia de 1.446 kg a 1.458 kg, resultando em menos de 4 kg por cavalo-vapor. Nessa configuração, o 0 a 100 km/h é cumprido em 4 segundos, segundo a fabricante.
Dimensões e modos de condução
Com 4,41 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,22 m de altura e entre-eixos de 2,58 m, o cupê oferece três programas de direção — Tour, Sport e Track — que ajustam a resposta do motor, câmbio e controles eletrônicos.
Interior focado no condutor
Durante avaliação, chamaram atenção os bancos ergonômicos, o volante pequeno e preciso e a posição de dirigir baixa, reforçando o “efeito kart”. O chassi de alumínio, a distribuição equilibrada de peso e a aerodinâmica refinada intensificam a sensação de controle.
Imagem: Internet
Versão Turbo SE
Topo da linha, a Turbo SE acrescenta o pacote Lotus Driver, que inclui suspensão esportiva, discos de freio bipartidos e pinças amarelas. O modelo exibe rodas de 20 polegadas com pneus Goodyear e traz um botão de ignição sob tampa vermelha, lembrando aeronaves militares.
Preço
Nos Estados Unidos, o Emira Turbo SE é ofertado por mais de US$ 125 mil, valor que equivale a cerca de R$ 680 mil.
Com informações de IG Carros / MotorDream