A Volvo confirmou para o final de 2025 o início das vendas do ES90, fastback totalmente elétrico que passa a ocupar a posição mais alta da família 90 na Europa. O modelo, que ainda não tem chegada garantida ao Brasil, disputa mercado com Mercedes-Benz EQE, BMW i5, Audi A6 e-tron, Tesla Model S e BYD Han.
Dimensões e plataforma
Construído sobre a plataforma modular SPA2 de 800 volts, o ES90 mede 4,99 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,55 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. O porta-malas traseiro oferece 424 litros, complementados por 22 litros no compartimento dianteiro (“frunk”). A arquitetura elétrica permite recarga rápida em corrente contínua de até 350 kW.
Design exterior
Com silhueta que mescla sedã, fastback e elementos de crossover, o ES90 é o primeiro topo de linha da Volvo a adotar tampa traseira integrada, abandonando o terceiro volume tradicional. A aerodinâmica se destaca pelo coeficiente de 0,25 Cx. Entre os elementos visuais estão frente sem grade, faróis em formato “T” horizontal, lanternas em “C” e rodas de 20 ou 22 polegadas.
Interior e tecnologia
O habitáculo segue o estilo minimalista do EX90. Há painel digital de 9 polegadas e tela vertical de 14,5 polegadas no console central, concentrando a maioria dos comandos. Entre os itens de conforto estão teto panorâmico eletrocrômico, climatização quadrizona e bancos dianteiros com ajustes elétricos, massagem, aquecimento e ventilação.
O pacote de segurança “Invisible Shield” inclui o sistema Pilot Assist com sensor LiDAR, cinco radares, sete câmeras e 12 sensores ultrassônicos, capazes de mapear o entorno do veículo em tempo real.
Conjunto mecânico
São três configurações de motorização:

Imagem: Internet
- Motor traseiro único de 333 cv e 49 kgfm, bateria de 92 kWh e autonomia de 680 km (WLTP);
- Dois motores, tração integral, 449 cv e 68,3 kgfm, bateria de 106 kWh, autonomia superior a 700 km;
- Versão Performance, também com dois motores, 680 cv e 88,7 kgfm, mesma bateria de 106 kWh e alcance acima de 700 km.
Primeiras impressões
Em avaliação da versão de entrada, o modelo apresentou posição de dirigir elevada para um sedã e suspensões pneumáticas autonivelantes com dois níveis de rigidez. A direção foi descrita como leve e pouco comunicativa, algo comum em elétricos. Durante o teste, o consumo médio registrado foi de 5 km/kWh, indicando autonomia prática próxima de 450 km.
Com os novos recursos de luxo, segurança e desempenho, o ES90 reforça a estratégia da Volvo de ampliar a oferta de veículos 100 % elétricos no segmento premium europeu. A marca ainda não confirma se o fastback fará parte da futura linha nacional, atualmente limitada a utilitários esportivos e crossovers.
Com informações de MotorDream