A Porsche anunciou uma edição especial do 911 GT3 dedicada a Ferdinand Alexander Porsche, designer responsável pelo primeiro 911. Batizado de 911 GT3 90 F. A. Porsche, o esportivo terá apenas 90 exemplares, com produção prevista para a segunda metade de 2026. As encomendas serão abertas em abril do mesmo ano.
Projeto da divisão Sonderwunsch
Desenvolvido pela área de personalização avançada da marca, a Sonderwunsch, o modelo parte do 911 GT3 com pacote Touring, configuração sem aerofólio fixo voltada ao uso diário. O conjunto mecânico permanece o mesmo: motor boxer de seis cilindros, 4,0 litros, naturalmente aspirado, com 375 kW (510 cv) e 450 Nm de torque.
Visual inspirado em carro do próprio designer
A carroceria recebe a pintura exclusiva F. A. Greenmetallic, tom criado a partir de um 911 dos anos 1980 que pertenceu a Ferdinand Alexander Porsche. Rodas Sport Classic, que remetem às históricas Fuchs, e o emblema “90 F. A. Porsche” na tampa traseira reforçam o caráter comemorativo.
Interior com referências pessoais
Por dentro, o esportivo combina couro Truffle Brown, costuras Chalk Beige e o tecido F. A. Grid-Weave, padrão que reproduz a estampa de jaquetas usadas pelo designer. O material aparece nos bancos, porta-luvas, pasta de bordo e compartimento de bagagens. Cada exemplar traz placa numerada “One of 90”, assinatura de Ferdinand Alexander Porsche e a silhueta original do 911. A manopla de câmbio em nogueira e o relógio Sport Chrono inspirado no Chronograph I completam o conjunto.
Relógio exclusivo e bolsa combinando
Além do carro, os compradores receberão uma edição especial do Porsche Design Chronograph 1 com caixa de titânio preta, certificação COSC e detalhes que remetem ao envelhecimento do trítio usado em modelos antigos. O pacote inclui ainda uma weekender bag em couro na mesma cor do interior, com costuras claras e forro que repete o tecido dos bancos. Nenhum dos itens será comercializado separadamente.
Imagem: Internet
Um dos 90 veículos ficará com Mark Porsche, filho do designer. As demais unidades serão destinadas a clientes de vários países, inclusive o Brasil. O preço não foi divulgado.
Ferdinand Alexander Porsche nasceu em 11 de dezembro de 1935, criou o 911 nos anos 1960 e fundou a Porsche Design em 1972. Ele morreu em 2012, aos 76 anos, em Salzburgo, na Áustria.
Com informações de carros.ig.com.br