Jeep Grand Cherokee 4xe estreia no Brasil com 380 cv e preço de R$ 550 mil

A Jeep iniciou as vendas do Grand Cherokee 4xe no mercado brasileiro por R$ 550.000. O utilitário esportivo de quase cinco metros de comprimento chega como opção híbrida plug-in de alto padrão, reunindo potência de 380 cv, tração nas quatro rodas sem eixo cardã e ampla lista de equipamentos.

Dimensões e design

O SUV mede quase 5 m de comprimento, 2 m de largura e tem entre-eixos próximo de 3 m. Mantém a grade de sete fendas e exibe logotipos contornados em azul para sinalizar a eletrificação. As rodas aro 20, calçadas com pneus 265/50, reforçam o porte robusto. Na lateral, o nome Grand Cherokee aparece por extenso ao lado de uma pequena bandeira dos Estados Unidos, enquanto o vidro traseiro traz um easter egg com todas as gerações do modelo e a silhueta do clássico Jeep CJ.

Suspensão pneumática

O conjunto utiliza amortecedores pneumáticos de ajuste adaptativo. Em pisos lisos, a suspensão endurece para garantir estabilidade; em trechos irregulares, suaviza para absorver imperfeições. Durante avaliação em estradas de terra, o sistema manteve conforto de rodagem e bom isolamento acústico.

Interior e equipamentos

Por dentro, bancos de couro com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento dividem espaço com volante também ajustável eletricamente. O painel combina quadro de instrumentos digital e central multimídia inclinada, responsável por funções de climatização, modos de condução e gerenciamento do sistema híbrido. O passageiro dispõe de uma tela própria com entrada HDMI para espelhamento direto de dispositivos externos.

Na segunda fileira, há bom espaço para pernas e cabeça, encosto reclinável e cortinas laterais. O porta-malas comporta 580 litros e abriga subwoofer do sistema de áudio Alpine.

Conjunto híbrido plug-in

O trem de força 4xe une motor 2.0 turbo, o mesmo utilizado na Ram Rampage, e um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Juntos, entregam 380 cv e cerca de 65 kgfm de torque. A tração integral dispensa cardã graças ao propulsor elétrico traseiro. O veículo mantém reserva de energia na bateria para garantir tração mínima mesmo com carga baixa.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em menos de 8 s. A bateria de 17 kWh oferece autonomia elétrica de até 80 km, permitindo consumo combinado superior a 20 km/l com carga plena. Com a bateria esgotada, os números observados foram de aproximadamente 7 km/l na cidade e pouco acima de 9 km/l na estrada.

Sistemas de assistência

Entre os itens de segurança estão manutenção de faixa, monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado e piloto automático adaptativo. Não há assistência de condução com contorno ativo de curvas, recurso já disponível em modelos de menor valor.

Posicionamento de mercado

Com valor de R$ 550 mil, o Grand Cherokee 4xe concorre diretamente com SUVs de luxo híbridos ou a combustão de marcas como BMW, Audi e Mercedes-Benz. O modelo ainda se beneficia de isenção de rodízio municipal em São Paulo por ser plug-in.

Com informações de Portal iG

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