A Nissan realizou, na primeira semana de dezembro, em São Paulo, a estreia mundial do Kait, utilitário-esportivo que assume o lugar do Kicks Play e passa a disputar o segmento de SUVs de entrada no mercado brasileiro.
Montado em Resende (RJ), o modelo mantém a base mecânica do antecessor, mas recebeu um facelift profundo. De toda a carroceria do Kicks Play, apenas as portas foram preservadas; capô, para-lamas, para-choques, tampa do porta-malas e conjunto óptico são completamente novos. O capô e as três linhas de LED remetem ao Kicks de segunda geração, os faróis lembram o X-Trail e as lanternas, unidas por uma barra em preto brilhante, fazem referência ao Rogue vendido nos Estados Unidos.
Dimensões e preço
Com 4,30 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos — aumento de 1 cm graças ao redesenho da suspensão traseira, que manteve o eixo de torção —, o Kait é maior que rivais como Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian. O porta-malas segue com 432 litros, capacidade cerca de 20 % superior à dos concorrentes. As versões custam entre R$ 117.990 e R$ 152.990, todas equipadas com rodas de liga leve aro 17 e pneus 205/55.
Equipamentos por versão
A gama volta a oferecer o pacote de assistência Nissan Safety Shield. Na configuração básica Active há seis airbags e câmera de ré. Sense Plus e Advanced Plus somam alerta de colisão frontal e monitoramento de faixa. A topo de linha Exclusive traz ainda controle de cruzeiro adaptativo, alertas de ponto cego, tráfego traseiro cruzado e atenção do motorista, além de câmera 360°.
Por dentro, o SUV recebeu novos consoles e quadro de instrumentos, mas manteve a posição das saídas de ar e da central multimídia. Active e Sense utilizam tela de 8 pol., enquanto Advance e Exclusive contam com display de 9 pol. e espelhamento sem fio. O painel é parcialmente digital nas versões de entrada e totalmente digital, com 7 pol., nas superiores. Apenas a Exclusive traz bancos em couro sintético bicolor com costuras aparentes.
Imagem: Internet
Conjunto mecânico
O motor segue o 1.6 16V de alumínio, que desenvolve 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol, além de 14,9/15,2 kgfm, sempre ligado ao câmbio CVT Xtronic. O peso em ordem de marcha permanece em 1.139 kg — exceto na Exclusive, que soma 18 kg devido a itens adicionais de tecnologia e acabamento. A Nissan prevê comportamento dinâmico idêntico ao do Kicks, apostando que o novo desenho e a lista de equipamentos ampliarão a participação de mercado; hoje, o Kicks Play responde por cerca de 50 % das vendas da marca no país.
Com o Kait, a fabricante reforça a estratégia de transformar a planta fluminense em polo de exportação para a América Latina e aumentar a competitividade entre os SUVs compactos.
Com informações de MotorDream