São Paulo – A JAC Caminhões confirmou nesta terça-feira (3) o início de suas operações no mercado brasileiro. A estreia está marcada para o primeiro trimestre de 2026, quando a marca colocará à venda quatro caminhões, com Peso Bruto Total (PBT) entre 9,5 e 25 toneladas.
No lançamento, os veículos serão importados; posteriormente, a empresa pretende adotar o sistema SKD, em que os caminhões chegam parcialmente montados para finalização no país. A rede autorizada própria começa com 15 grupos econômicos e previsão de 30 pontos de venda.
A operação será independente do Grupo SHC, que continuará responsável pelos modelos 100% elétricos da JAC — vans, utilitários, caminhões leves e picapes. Neste momento, a divisão JAC Caminhões atuará apenas com unidades movidas a diesel.
De acordo com o diretor-geral Miguel Xun, o Brasil faz parte da estratégia global de expansão da companhia. A meta é alcançar 1,5% de participação no mercado no primeiro ano de vendas e chegar a 3% até o terceiro ano. O executivo também reiterou o plano de instalar uma fábrica local, seguindo o modelo de 19 plantas SKD que a JAC mantém em outros países.
Quatro modelos confirmados
N 9.170 – Voltado a entregas urbanas e regionais, utiliza motor Cummins B4.0 Euro VI de 170 cv e torque de 61,18 kgfm. A transmissão Eaton ESO 6106A tem seis marchas, a tração é 4×2 e o PBT chega a 9,5 t. Oferece dois entre-eixos (3,84 m e 4,47 m) e itens de série como direção hidráulica, ar-condicionado e sistema de som com MP3.
N 13.210 – Também destinado a serviços urbanos e regionais, traz motor Cummins B4.5 Euro VI de 210 cv e 77,5 kgfm. A caixa é automatizada Fast Gear F8JZ95CM de oito velocidades e a configuração é 4×2. Dispõe de entre-eixos de 4,20 m ou 4,70 m e PBT de 12 t, além de direção hidráulica e ar-condicionado de fábrica.
A 18.290 – Primeiro representante da linha de pesados, conta com motor Cummins D6.7 Euro VI de 290 cv e torque de 112,2 kgfm. A transmissão é automatizada ZF 9AS1517TO de nove marchas e a tração, 4×2. Oferece entre-eixos de 4,70 m ou 5,30 m e PBT de 16 t. A cabine leito inclui suspensão pneumática, teto médio e basculamento elétrico.
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A 25.290 – Com o mesmo trem de força do A 18.290, adota trações 4×2 ou 6×2. Os entre-eixos são de 6,05 m ou 6,65 m (este último com terceiro eixo instalado no Brasil), e o PBT atinge 23 t. A cabine leito repete os equipamentos de conforto e segurança presentes no modelo de 18 t.
Todos os caminhões contam com cabines ampliadas, acabamento reforçado, freios a ar com recursos eletrônicos, faróis e lanternas de LED e sistema multimídia opcional.
A JAC Caminhões afirma que seguirá negociando com fornecedores locais, capacitando mão de obra e gerando empregos diretos e indiretos para viabilizar a montagem nacional no menor prazo possível.
Com informações de carros.ig.com.br