A Audi iniciou em agosto as vendas do A6 e-tron no mercado brasileiro. O cupê de quatro portas chega apenas na configuração Sportback Performance Black, oferecida por R$ 649.990. O valor sobe para R$ 669.990 caso o cliente inclua o único opcional disponível: retrovisores externos por câmera.
Com 13 unidades emplacadas até o fim de novembro, o modelo enfrenta Mercedes-Benz EQE, BMW i5 e Porsche Taycan no segmento de sedãs elétricos de luxo.
Plataforma e conjunto mecânico
Produzido em Neckarsulm, na Alemanha, o A6 e-tron utiliza a plataforma Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em parceria com a Porsche e já aplicada no SUV Q6 e-tron. O chassi de 800 volts também serve de base para o Porsche Macan EV e, futuramente, para o próximo Cayenne EV.
No Brasil, o modelo adota um motor traseiro de 367 cv e 57,6 kgfm, ligado a um câmbio de duas marchas que aciona apenas as rodas de trás. A bateria de 100 kWh suporta recarga de até 11 kW em corrente alternada e 270 kW em corrente contínua. A Audi anuncia consumo de 6,6 km/kWh, o que corresponderia a 660 km de alcance, mas o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) homologa autonomia de 445 km.
Dimensões e aerodinâmica
O sedã elétrico mede 4,92 m de comprimento, 1,92 m de largura e 2,94 m de entre-eixos, com porta-malas de 502 litros. O peso em ordem de marcha é de 2.175 kg. O design prioriza a eficiência aerodinâmica, alcançando coeficiente de arrasto pouco acima de 0,21 Cx graças a soluções como maçanetas embutidas, cortinas de ar nos para-choques e parte inferior carenada.
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Interior e equipamentos
Por dentro, o A6 e-tron replica o layout do Q6 e-tron. O painel traz o conjunto MMI Panoramic Display, que reúne duas telas sob a mesma moldura curva para instrumentos e multimídia. Uma terceira tela de 10,9 polegadas diante do passageiro dianteiro permite acessar funções independentes. Há ainda head-up display com realidade aumentada e teto panorâmico fotocrômico, capaz de escurecer parcial ou totalmente por faixas.
Impressões de condução
Em avaliações realizadas nas estradas da Califórnia, o A6 e-tron mostrou equilíbrio dinâmico, direção comunicativa, freios eficientes e suspensão voltada ao conforto. A rigidez estrutural da plataforma PPE contribuiu para boa distribuição de peso e isolamento acústico.
Com informações de MotorDream