O Volkswagen Taos produzido no México e comercializado no Brasil voltou a ser avaliado pelo Latin NCAP e conservou a pontuação máxima de cinco estrelas, conforme resultado divulgado neste mês.
Reavaliação solicitada pela montadora
A própria Volkswagen pediu a nova bateria de testes para comprovar o desempenho das tecnologias adicionadas na reestilização do utilitário-esportivo, especialmente na dianteira. A nota é válida para unidades produzidas a partir de 28 de outubro de 2024, equipadas com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e frenagem autônoma de emergência (AEB).
Desempenho em colisões
No impacto frontal, a estrutura e a área dos pés permaneceram estáveis. A proteção para o peito do motorista foi classificada como marginal, enquanto o passageiro obteve avaliação adequada. Em choque lateral e no teste de poste, houve proteção completa para cabeça, pelve e abdômen. O ensaio de whiplash apontou proteção boa para o pescoço.
Proteção infantil e para pedestres
Com cadeirinhas fixadas via ISOFIX, os dummies infantis registraram proteção total em impactos frontal e lateral. Já nos testes de atropelamento, foram identificadas áreas insatisfatórias na região superior das pernas e próximo ao para-brisa, comportamento semelhante ao verificado na versão anterior.
Sistemas de assistência
Após o facelift, o Taos passou a oferecer AEB urbano e interurbano, monitor de ponto cego (BSD) e assistente de permanência em faixa como opcionais. O BSD alcançou pontuação máxima; o assistente de faixa não recebeu nota porque não reinicia ativado automaticamente.
Imagem: Internet
Notas finais
O SUV registrou 90,69% em proteção para adultos, 89,80% para crianças, 67,67% para pedestres e 92,15% em assistência à segurança. Segundo o Latin NCAP, o Taos é o primeiro veículo a repetir as cinco estrelas duas vezes sob os mesmos protocolos após uma atualização.
Com informações de IG Carros