Hyundai HB20X: linha aventureira nasceu em 2012 e saiu de cena em 2022

A Hyundai encerrou em 2022 a produção do HB20X, versão crossover derivada do hatch HB20 que chegou ao mercado brasileiro há pouco mais de uma década. O modelo foi revelado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012, e começou a ser vendido em janeiro de 2013.

Primeira fase (2013-2015)

Desde o lançamento, o HB20X utilizava o motor 1.6 16V de 128/122 cv, oferecido nos acabamentos Style, com opções de câmbio manual ou automático, e Premium, sempre automático. Em outubro de 2013, a versão Premium passou a oferecer sistema multimídia como opcional.

Entre as diferenças em relação ao HB20 convencional estavam para-choques com acabamento preto, grade exclusiva, faróis de neblina redesenhados, máscara negra com detalhes cromados, difusores de ar nos para-choques traseiros e suspensão elevada em 511 mm. Pneus de uso misto, frenagem de emergência automática e sensor de mudança de faixa completavam o pacote de itens voltados ao uso fora de estrada leve. Os principais rivais eram Citroën C3 Aircross, Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox.

Reestilização (2015)

Em outubro de 2015, o HB20X recebeu sua primeira atualização visual e passou a ser o único da linha HB20 equipado com direção elétrica. Todas as versões com motor 1.6 ganharam câmbio de seis marchas, tanto manual quanto automático.

Mudança de geração (2019)

Quando a família HB20 foi renovada em 2019, o HB20X também evoluiu para a segunda geração, mantendo exclusivamente o propulsor 1.6 16V. Mesmo com soluções mais modernas, o modelo registrava participação modesta no portfólio da marca.

Últimos anos e fim da produção

Em 2021, o HB20X somou cerca de 9 mil unidades emplacadas, representando aproximadamente 10 % das vendas totais do HB20. Com volume considerado baixo, a Hyundai encerrou a fabricação do crossover em 2022; à época, os preços ficavam abaixo de R$ 100 mil.

Após a saída de linha, restaram no catálogo apenas HB20 (hatch) e HB20S (sedã). A montadora justificou a decisão afirmando que concentraria esforços nesses modelos e no SUV Creta, que ganhava força no mercado. A retração não atingiu apenas o Hyundai: todo o segmento de crossovers compactos mostrava queda nas vendas.

Legado

O HB20X deixou sua marca como o primeiro integrante da família a receber motor 1.0 turbo e serviu de base para o desenvolvimento de tecnologias que chegaram depois ao Creta.

Com informações de iG Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot situs slot desabet desabet desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor