A Toyota apresentou o GR Yaris no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo e anunciou que o hatch esportivo será vendido no Brasil a partir de abril de 2026.
Motor e transmissão
O modelo traz o motor 1.6 turbo de três cilindros, equipado com pistões forjados e sistema de injeção D-4ST com pressão de 260 bar. O conjunto desenvolve 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque. Serão oferecidas duas opções de câmbio: manual de seis marchas e automático GR-DAT de oito marchas, ambos ajustados para respostas rápidas.
Tração e chassi
Com apenas 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática, o GR Yaris utiliza o sistema de tração integral GR-Four, o mesmo do GR Corolla, com três modos de distribuição de torque. O chassi foi criado especificamente pela Toyota Gazoo Racing, incorporando cerca de 15 % mais pontos de solda e adesivos estruturais para aumentar a rigidez. A suspensão é independente, com McPherson na dianteira e double wishbone na traseira, e os freios são de alta performance.
Design externo
Entre os elementos aerodinâmicos, o hatch exibe entradas de ar exclusivas na dianteira, para-lamas alargados que acomodam rodas forjadas e saídas de ar traseiras que reduzem o arrasto e auxiliam na dissipação de calor. Luzes de neblina e de ré foram retiradas do para-choque para diminuir riscos de danos em provas, enquanto o aerofólio perdeu a terceira luz de freio para facilitar substituições.
Interior voltado ao piloto
O conceito driver-first orienta a cabine: bancos esportivos mais baixos, console central inclinado 15 ° e espaço para instalação de mostradores adicionais. O painel de instrumentos digital de 12,3 pol. oferece modos normal e esportivo; nas versões automáticas, exibe temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução de marcha. A borda superior do painel foi rebaixada em 50 mm e o espelho retrovisor reposicionado para melhor ergonomia.
Imagem: Internet
Herança do rali
Desenvolvido como um homologation special, o GR Yaris compartilha tecnologias do carro que garantiu o título do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2025 com duas etapas de antecedência. Desde 2022, o modelo tem contribuído para conquistas seguidas de construtores e vitórias em provas como Monte Carlo, Safari e Finlândia.
Com esse histórico nas pistas e especificações de competição adaptadas para uso diário, o GR Yaris estreia no mercado brasileiro em 2026.
Com informações de iG Carros