A Honda deu início na quinta-feira (27) aos testes do SUV CR-V e:FCEV abastecido com hidrogênio verde, utilizando o primeiro posto experimental do país, instalado em Brasília e desenvolvido pela Neoenergia.
A avaliação terá duração de seis meses e pretende medir autonomia, consumo, desempenho em tráfego urbano e viabilidade técnica da tecnologia de célula de combustível em condições reais de uso.
Posto faz parte de projeto de P&D regulado pela Aneel
A estação integra um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) sob regulamentação da Aneel, que reúne investimento superior a R$ 30 milhões e tem inauguração oficial prevista para dezembro.
Durante os testes, a Neoenergia será responsável pela operação, pela segurança do posto e pela produção do hidrogênio por eletrólise alimentada por fontes renováveis. A companhia também analisará custo por quilograma do combustível e eficiência energética.
Como funciona o SUV a hidrogênio
O CR-V e:FCEV é um híbrido plug-in equipado com célula de combustível. No sistema, o hidrogênio armazenado reage com o oxigênio do ar, gerando eletricidade que alimenta a bateria e o motor elétrico; a única emissão é vapor d’água.
Os técnicos vão monitorar fatores como desgaste de componentes, tempo de abastecimento, comportamento do conjunto motriz nas temperaturas típicas do Centro-Oeste e possíveis ajustes operacionais.

Imagem: Internet
Objetivos do estudo
A coleta de dados pretende padronizar protocolos de abastecimento, identificar gargalos técnicos e fornecer subsídios para futuras aplicações em frotas comerciais e urbanas. Segundo a Honda, trata-se da primeira avaliação prática de um veículo leve a hidrogênio em posto dedicado no Brasil.
Os relatórios produzidos ao fim do período de testes devem auxiliar na definição de normas de segurança, parâmetros regulatórios e modelo de infraestrutura para o uso do hidrogênio verde no setor automotivo nacional.
Com informações de carros.ig.com.br