O colecionador suíço Albert Spiess formou um acervo que inclui todos os modelos de produção restrita apresentados pela Lamborghini entre 2007 e 2021, registrando a evolução de materiais, aerodinâmica e tecnologias da marca italiana.
Seis programas de baixa escala
Entre 2007 e 2021, a montadora de Sant’Agata Bolognese lançou seis séries limitadas: Reventón (2007), Sesto Elemento (2010), Veneno (2013), Centenario (2017), Sián (2019) e Countach LPI 800-4 (2021). Produzidos em volumes mínimos, esses carros serviram como laboratórios de soluções que mais tarde migraram para a linha regular, como o uso extensivo de fibra de carbono, redução de peso e sistema híbrido com ultracapacitores.
O Reventón antecipou o desenho que seria adotado pelo Aventador; o Sesto Elemento validou processos de alívio de massa; e o Sián introduziu o primeiro trem de força híbrido da marca. Embora tenham pouca influência na capacidade produtiva, cada projeto define referências técnicas para modelos futuros.
Construção da coleção
Spiess adquiriu seu primeiro Lamborghini em 1979, mas passou a focar nas séries especiais a partir do Reventón. Desde então, buscou garantir pelo menos uma unidade de cada tiragem limitada — muitas vezes na configuração roadster. O suíço destaca motivos técnicos para cada compra: a forma do Reventón Roadster, a leveza do Sesto Elemento, o desenho extremo do Veneno Roadster, a raridade do Centenario, o sistema híbrido do Sián Roadster e a herança histórica do Countach LPI 800-4, releitura do protótipo de 1971.
Valor para a marca
A coleção privada funciona como um registro das etapas de desenvolvimento recentes da Lamborghini, período marcado por experimentação acelerada em design, materiais compósitos e eletrificação leve. Embora voltadas a poucos compradores, as séries limitadas têm papel decisivo na direção de engenharia da empresa.
Imagem: Internet
Para a montadora, o ciclo de séries exclusivas oferece vitrine técnica e acelera testes internos. Para colecionadores como Spiess, preservar cada exemplar significa manter viva a memória dessas inovações.
Com informações de carros.ig.com.br