Marcas testam SUVs de luxo e minivans sofisticadas no Salão de São Paulo 2025

O Salão do Automóvel de São Paulo 2025 tornou-se vitrine para que montadoras avaliem a recepção do público brasileiro a segmentos pouco explorados no país, como minivans premium para seis ou sete ocupantes e utilitários esportivos com aptidão fora de estrada. Além desses, modelos de desempenho elevado e picapes de grande capacidade também marcaram presença no pavilhão.

Modelos em destaque

Avatr 012 Kim Jones Edition – A divisão de luxo da chinesa Changan, operada pela Caoa, exibiu o cupê de quatro portas desenhado em parceria com o estilista britânico Kim Jones. O carro mede 5,02 m de comprimento, tem entre-eixos de 3,02 m e dois motores elétricos que entregam 578 cv e 66,3 kgfm. Com 2.325 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s. A bateria de 94,5 kWh garante 650 km no ciclo CLTC. Entre os recursos, há tela panorâmica de 35,4″, teto com transparência variável e 29 sensores para condução avançada.

Chery Tiggo 9 – A Chery levou o SUV de 4,82 m equipado com motorização híbrida plug-in. O conjunto une propulsor 2.0 a gasolina, dois motores elétricos e tração integral, superando 500 cv de potência combinada e 1.400 km de alcance (ciclo CLTC). Opções de cinco ou sete lugares estavam expostas.

Citroën C5 Aircross – Mostrado como veículo de imagem, o utilitário esportivo médio francês destaca suspensão com amortecedores progressivos para conforto superior. A Stellantis não planeja vendê-lo no Brasil.

GWM Tank 700 – O SUV grandalhão da Great Wall Motors quer rivalizar com o Mercedes-AMG G 63. São 5,09 m de comprimento, 2,06 m de largura e 1,95 m de altura. O sistema híbrido combina V6 3.0 biturbo a um motor elétrico, totalizando 524 cv e 81,6 kgfm, com três diferenciais bloqueáveis. Importado, custaria perto de R$ 700 mil – cerca de um terço do valor do utilitário alemão.

GWM Wey G9 Max – A marca chinesa aposta em minivan de alto luxo, segmento onde hoje apenas a Kia Carnival atua. A configuração exibida acomoda seis pessoas em poltronas individuais, sendo que as da segunda fila giram para formar uma sala de estar. O trem de força híbrido plug-in gera 442 cv e roda até 200 km apenas com eletricidade. Estima-se preço similar aos R$ 700 mil.

Hyundai Ioniq 9 – O SUV 100% elétrico de sete lugares traz dois motores, tração integral e mais de 400 cv, com torque acima de 70 kgfm. A bateria de 110 kWh (aprox. 600 kg) entrega 600 km de autonomia no padrão chinês e permite aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 s, atingindo 200 km/h.

Jaecoo J8 – A Omoda Jaecoo apresentou seu SUV de sete assentos com sistema híbrido plug-in capaz de gerar 605 cv e 93,3 kgfm, tração nas quatro rodas e autonomia elétrica de 175 km (ciclo CLTC). É apontado como o candidato com maiores chances de chegar às concessionárias brasileiras já em 2026.

Kia Tasman – Ainda inédita no Brasil, a picape média da Kia, do porte da Toyota Hilux, utiliza motor turbodiesel acima de 200 cv, torque próximo a 45 kgfm, câmbio automático, tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. Suporta cerca de 1.200 kg na caçamba e é vendida em outros países latino-americanos; a chegada local está prevista para o segundo semestre de 2026.

Leapmotor C16 – O crossover grande da recém-parceira da Stellantis é derivado do C10. A versão híbrida apresentada usa motor 1.5 aspirado como gerador, enquanto o propulsor elétrico traseiro de 228 cv move o veículo. Com bateria de 38,7 kWh, percorre 200 km sem gasolina; em modo combinado, alcança até 1.000 km.

Peugeot 3008 GT – A carroceria cupê do SUV médio francês foi mostrada com motor 1.6 THP turbo de 165 cv e 24,5 kgfm, tração dianteira e design traseiro com vidro bastante inclinado. Há possibilidade remota de relançamento do 3008 no mercado nacional.

RAM 3500 Mega Cab Dually – A picape mais robusta da marca americana possui 6,07 m de comprimento, rodado duplo traseiro e pbt de 5.352 kg. Reboca até 9 t e leva 1.752 kg na caçamba. O motor Cummins 6.7 turbodiesel entrega 377 cv e 117 kgfm. Caso seja importada, o valor estimado é de aproximadamente R$ 700 mil.

Toyota GR Yaris – O hatch esportivo retorna ao palco no momento em que a gama nacional do Yaris se restringiu ao SUV compacto. Equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros, descrito como o mais potente da categoria, gera 300 cv e 40,8 kgfm. Pesa cerca de 1.300 kg, possui tração integral, câmbio de oito marchas e acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 s, com máxima limitada a 230 km/h. A Toyota pretende iniciar as vendas em abril de 2026, buscando reforçar sua imagem de desempenho.

Com foco em segmentos de maior valor agregado, as montadoras aproveitam o evento paulista para medir demanda e, eventualmente, introduzir novos nichos no país. Minivans luxuosas, SUVs off-road potentes e picapes de alta capacidade lideraram as atenções nesta edição.

Com informações de Motordream

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>