O Salão do Automóvel de São Paulo 2025 tornou-se vitrine para que montadoras avaliem a recepção do público brasileiro a segmentos pouco explorados no país, como minivans premium para seis ou sete ocupantes e utilitários esportivos com aptidão fora de estrada. Além desses, modelos de desempenho elevado e picapes de grande capacidade também marcaram presença no pavilhão.
Modelos em destaque
Avatr 012 Kim Jones Edition – A divisão de luxo da chinesa Changan, operada pela Caoa, exibiu o cupê de quatro portas desenhado em parceria com o estilista britânico Kim Jones. O carro mede 5,02 m de comprimento, tem entre-eixos de 3,02 m e dois motores elétricos que entregam 578 cv e 66,3 kgfm. Com 2.325 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s. A bateria de 94,5 kWh garante 650 km no ciclo CLTC. Entre os recursos, há tela panorâmica de 35,4″, teto com transparência variável e 29 sensores para condução avançada.
Chery Tiggo 9 – A Chery levou o SUV de 4,82 m equipado com motorização híbrida plug-in. O conjunto une propulsor 2.0 a gasolina, dois motores elétricos e tração integral, superando 500 cv de potência combinada e 1.400 km de alcance (ciclo CLTC). Opções de cinco ou sete lugares estavam expostas.
Citroën C5 Aircross – Mostrado como veículo de imagem, o utilitário esportivo médio francês destaca suspensão com amortecedores progressivos para conforto superior. A Stellantis não planeja vendê-lo no Brasil.
GWM Tank 700 – O SUV grandalhão da Great Wall Motors quer rivalizar com o Mercedes-AMG G 63. São 5,09 m de comprimento, 2,06 m de largura e 1,95 m de altura. O sistema híbrido combina V6 3.0 biturbo a um motor elétrico, totalizando 524 cv e 81,6 kgfm, com três diferenciais bloqueáveis. Importado, custaria perto de R$ 700 mil – cerca de um terço do valor do utilitário alemão.
GWM Wey G9 Max – A marca chinesa aposta em minivan de alto luxo, segmento onde hoje apenas a Kia Carnival atua. A configuração exibida acomoda seis pessoas em poltronas individuais, sendo que as da segunda fila giram para formar uma sala de estar. O trem de força híbrido plug-in gera 442 cv e roda até 200 km apenas com eletricidade. Estima-se preço similar aos R$ 700 mil.
Hyundai Ioniq 9 – O SUV 100% elétrico de sete lugares traz dois motores, tração integral e mais de 400 cv, com torque acima de 70 kgfm. A bateria de 110 kWh (aprox. 600 kg) entrega 600 km de autonomia no padrão chinês e permite aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 s, atingindo 200 km/h.
Jaecoo J8 – A Omoda Jaecoo apresentou seu SUV de sete assentos com sistema híbrido plug-in capaz de gerar 605 cv e 93,3 kgfm, tração nas quatro rodas e autonomia elétrica de 175 km (ciclo CLTC). É apontado como o candidato com maiores chances de chegar às concessionárias brasileiras já em 2026.
Kia Tasman – Ainda inédita no Brasil, a picape média da Kia, do porte da Toyota Hilux, utiliza motor turbodiesel acima de 200 cv, torque próximo a 45 kgfm, câmbio automático, tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. Suporta cerca de 1.200 kg na caçamba e é vendida em outros países latino-americanos; a chegada local está prevista para o segundo semestre de 2026.
Imagem: Internet
Leapmotor C16 – O crossover grande da recém-parceira da Stellantis é derivado do C10. A versão híbrida apresentada usa motor 1.5 aspirado como gerador, enquanto o propulsor elétrico traseiro de 228 cv move o veículo. Com bateria de 38,7 kWh, percorre 200 km sem gasolina; em modo combinado, alcança até 1.000 km.
Peugeot 3008 GT – A carroceria cupê do SUV médio francês foi mostrada com motor 1.6 THP turbo de 165 cv e 24,5 kgfm, tração dianteira e design traseiro com vidro bastante inclinado. Há possibilidade remota de relançamento do 3008 no mercado nacional.
RAM 3500 Mega Cab Dually – A picape mais robusta da marca americana possui 6,07 m de comprimento, rodado duplo traseiro e pbt de 5.352 kg. Reboca até 9 t e leva 1.752 kg na caçamba. O motor Cummins 6.7 turbodiesel entrega 377 cv e 117 kgfm. Caso seja importada, o valor estimado é de aproximadamente R$ 700 mil.
Toyota GR Yaris – O hatch esportivo retorna ao palco no momento em que a gama nacional do Yaris se restringiu ao SUV compacto. Equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros, descrito como o mais potente da categoria, gera 300 cv e 40,8 kgfm. Pesa cerca de 1.300 kg, possui tração integral, câmbio de oito marchas e acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 s, com máxima limitada a 230 km/h. A Toyota pretende iniciar as vendas em abril de 2026, buscando reforçar sua imagem de desempenho.
Com foco em segmentos de maior valor agregado, as montadoras aproveitam o evento paulista para medir demanda e, eventualmente, introduzir novos nichos no país. Minivans luxuosas, SUVs off-road potentes e picapes de alta capacidade lideraram as atenções nesta edição.
Com informações de Motordream