A Audi ampliou a terceira geração do SUV médio Q3 com a chegada da inédita versão híbrida plug-in. Avaliado em Verona, na Itália, o modelo alcança 272 cv de potência combinada e poderá rodar até 119 km em modo elétrico no ciclo WLTP – cerca de 80 km pela estimativa do Inmetro. A fabricação para o mercado brasileiro está programada para 2026, em regime SKD, na unidade de São José dos Pinhais (PR), onde hoje é montada a segunda geração.
Plataforma e conjunto mecânico
O Q3 e-hybrid utiliza a arquitetura MQB Evo do Grupo Volkswagen, diferente da plataforma térmica premium PPC empregada nos Audi maiores. O trem de força combina o novo motor 1.5 TFSI de quatro cilindros, que adota ciclo Miller e injeção direta a 350 bar, a um propulsor elétrico síncrono de ímã permanente de 116 cv e 33,7 kgfm, integrado à transmissão S tronic de seis marchas com dupla embreagem. A potência total chega a 272 cv, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 s e velocidade máxima de 215 km/h; em modo puramente elétrico o limite é 140 km/h.
Alimentada por bateria de íons de lítio de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), quase o dobro da capacidade do modelo anterior, a versão plug-in aceita recarga em corrente contínua de até 50 kW e em corrente alternada. Durante desaceleração, o sistema recupera até 43 kW de energia.
Dirigibilidade e tecnologia
A distribuição de massa foi otimizada com a bateria instalada sob o banco traseiro, conferindo equilíbrio entre os eixos. A suspensão recebeu nova calibração esportiva e, no pacote Tech PRO, pode vir com amortecedores adaptativos de válvula dupla. A direção progressiva com assistência variável torna o conjunto mais preciso, segundo a Audi.
O interior passou por revisão e inclui console digital, sistema multimídia renovado e assistente de voz que se comunica com a inteligência artificial ChatGPT. Entre os recursos de segurança estão múltiplos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Autonomia e modos de condução
O SUV inicia a condução em modo elétrico em temperaturas de até –28 °C. O programa EV mantém o funcionamento exclusivamente elétrico, enquanto o modo Auto Hybrid gerencia a interação entre motores. O torque máximo de 250 Nm está disponível entre 1.500 e 4.000 rpm.

Imagem: Internet
Espaço interno
O porta-malas acomoda 375 litros. Com o ajuste de 13 cm do banco traseiro, a capacidade sobe para 462 litros e chega a 1.293 litros com os encostos rebatidos na proporção 40/20/40.
Com a mesma base de A6 e Q5 e-hybrid, porém em segmento inferior, o Q3 eletrificado busca oferecer eficiência, desempenho e ampla digitalização, reforçando a presença da marca no mercado de utilitários esportivos eletrificados.
Com informações de Motordream/IG Carros