A Ford encerrou nesta semana a fabricação do Focus na unidade de Saarlouis, Alemanha, colocando fim a 27 anos de produção do hatch, que somou cerca de 12 milhões de exemplares desde 1998.
Fim da linha em Saarlouis
O desligamento da linha foi comunicado por funcionários nas redes sociais e confirmado pela emissora alemã Saarländischer Rundfunk. A montadora já havia anunciado em 2022 que não destinaria novos produtos para a planta e, até o momento, não encontrou comprador para o complexo industrial.
Transição para modelos eletrificados
A retirada do Focus, assim como o recente fim do Fiesta, reflete a estratégia da Ford de concentrar seus esforços na Europa em veículos elétricos e híbridos. A marca está desenvolvendo dois utilitários-esportivos totalmente elétricos, Explorer e Capri, baseados na arquitetura MEB do Grupo Volkswagen. Para 2027, está previsto um crossover de porte médio com versões híbrida e elétrica, que será vendido ao lado do Kuga.
Efeito no portfólio e participação de mercado
Com a descontinuação de modelos de grande volume, a Ford perdeu espaço no continente. Dados da ACEA mostram que a empresa caiu da segunda posição em participação de mercado em 2015 para a 12ª em 2023. Para reverter o cenário, a companhia nomeou Jim Baumbick, ex-responsável por Focus e Kuga, como novo diretor para a Europa, após três anos sem liderança exclusiva na região.
Imagem: Internet
Próximos passos
Enquanto o destino da fábrica de Saarlouis permanece indefinido, a Ford segue revisando sua linha de motores a combustão até o fim da década e firmando acordos industriais ligados ao ecossistema MEB. A expectativa é ampliar a oferta de veículos eletrificados em segmentos com maior demanda, diante da retração do mercado de hatches médios no continente.
Com informações de carros.ig.com.br