A Ram apresentou oficialmente a nova Dakota nesta terça-feira (18), poucos dias antes do início do Salão do Automóvel de São Paulo 2025, marcado para o próximo sábado (22). Produzida na Argentina, a picape já está em pré-venda naquele país e chega às concessionárias locais ainda em novembro. No Brasil, o lançamento está previsto para meados de 2026.
No mercado brasileiro, a Dakota será oferecida em duas versões, Laramie e Warlock, posicionando-se acima da Rampage e imediatamente abaixo da RAM 1.500 na linha da marca.
Dimensões e versões
Desenvolvida a partir da Fiat Titano, a Dakota é ligeiramente maior: são 5,37 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,82 m de altura, com entre-eixos de 3,18 m. A altura livre do solo é de 3,17 m.
A principal diferença entre as configurações é visual. A Laramie adota detalhes cromados e rodas de 18 polegadas, enquanto a Warlock exibe apelo mais off-road, incluindo santantônio, rodas de 17 polegadas e pneus de uso misto.
Motorização e capacidades
A picape utiliza o mesmo motor 2.2 turbodiesel da Titano, entregando 200 cv e 45,9 kgfm de torque máximo, acoplado a câmbio automático de oito marchas. A tração é 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, oferecendo quatro modos de condução.
A capacidade de carga é de 1.020 kg, e o modelo pode rebocar até 3.500 kg.

Imagem: Internet
Interior e equipamentos
Por dentro, a Dakota adota acabamento superior ao da Titano, com bancos revestidos em couro legítimo e painel coberto por material sintético. Entre os equipamentos estão central multimídia de 12,3 polegadas, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, sistema de câmeras de 540 graus e pacote completo de assistências avançadas ao motorista (ADAS), que inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Preços e lista detalhada de itens de série ainda não foram divulgados pela Ram.
Com informações de carros.ig.com.br