A GWM iniciou oficialmente as vendas da picape média Poer P30 no mercado brasileiro em duas configurações, Trail e Exclusive, mirando consumidores que necessitam de um veículo a diesel para uso profissional ou fora de estrada. O modelo passa a disputar espaço com rivais tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Dimensões e conjunto mecânico
Com 5,41 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,95 m de altura e 3,23 m de entre-eixos, a Poer P30 segue o padrão do segmento. Ambas as versões utilizam motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm, ligado a câmbio automático de nove marchas. A tração 4×4 dispõe de reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, enquanto a capacidade de carga atinge 1.010 kg. Segundo dados do Inmetro, o consumo fica em 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Equipamentos externos
Os faróis e lanternas são de LED. A Exclusive recebe rodas de liga leve aro 19, enquanto a Trail utiliza rodas de 18 pol. A caçamba sai de fábrica com protetor.
Suspensão e conforto
A traseira mantém eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas. O acerto prioriza robustez para terrenos de terra, resultando em rodar mais firme no asfalto. Dentro da cabine, o isolamento acústico é elogiado e há bom espaço para cinco ocupantes, com bancos traseiros levemente elevados para favorecer a posição de pernas.
Tecnologia a bordo
O painel de instrumentos digital tem 10,3 pol. e a central multimídia, 14,6 pol., compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A versão Exclusive acrescenta revestimentos de couro natural; na Trail, o material é sintético. Itens de série incluem ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento, carregador de celular por indução, câmeras 360° e freio de estacionamento eletrônico.
Imagem: Internet
Pacote de segurança
Na Exclusive, o pacote ADAS de nível 2 reúne controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. A Trail traz quatro airbags; a topo de linha, seis.
Preços e garantia
Após o período de lançamento, os valores sugeridos passaram a ser de R$ 240 mil para a Trail e R$ 260 mil para a Exclusive. A garantia oferecida é de 10 anos, benefício que, entre os concorrentes, apenas a Toyota também disponibiliza.
Com informações de carros.ig.com.br